logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Opinião: Função, qualificação e desempenho

Compartilhar:

Encerrado o processo eleitoral para os membros do Poder Legislativo do Balneário Rincão, proponho uma reflexão a respeito do nível de escolaridade dos representantes eleitos para compor a Câmara de Vereadores, a partir das influências e desempenho de suas funções, bem como os impactos no processo inicial desse novo município.

Entendo que, o vereador é o representante do povo, é quem fiscaliza o trabalho do prefeito e os gastos ligados aos orçamentos durante o ano. São eles que irão: elaborar e votar projetos, leis que beneficiarão a comunidade, inclusive a Lei Orgânica do município. Para desempenhar suas funções, destaco a importância de serem pessoas comprometidas, envolvidas no dia a dia com habilidades e qualidades de letramento.

Entre os nove (9) membros eleitos do legislativo rinconense constatei que: Quatro (4) vereadores possuem Ensino Fundamental Incompleto (1ª a 8ª série) dos partidos políticos: um do PMDB, um do PP e dois do PT; Três (3) vereadores possuem Ensino Fundamental Completo (1ª a 8ª série) pertencentes aos partidos: dois do PMDB e um do PSDB; Um (1) vereador possui Ensino Médio Completo do partido PSD; Um (1) vereador possui Ensino Superior Completo do partido PMDB.

Que critérios os eleitores levaram em consideração para escolherem seus representantes? Estavam conscientes da importância do seu voto? O nível de escolaridade é necessário para o bom desempenho do vereador? São reflexões que proponho a cada eleitor que compareceu nas 26 seções do novo município com 71 nomes a disposição, alternativas de escolha. As exigências para candidatar-se são mínimas, Mas a qualificação de um candidato é importante, Além de ser um bom líder, honesto, humilde, comprometido, ter ficha limpa, é necessário ter conhecimento científico, aquele mediado pelo educador nos ambientes escolares. Estar preparado para atuar no legislativo.

Caso contrário, é necessário o trabalho de uma boa assessoria, permanente e continuada, auxiliando assim o trabalho do vereador. Vivemos numa sociedade que exige os mais variados conhecimentos. Exigimos de nossos filhos estudos, escolaridade, letramento. Será que consideramos esses critérios na hora de escolher nossos representantes?

O trabalho exige uma qualificação aos vereadores eleitos, uma formação básica sobre alguns temas como: funções do vereador, aspectos legais, lei orgânica, regimento interno, leis orçamentárias, projetos, ética, entre outras, seria um bom começo. Um vereador bem preparado faz a diferença no ambiente de trabalho e no desenvolvimento da qualidade de vida de seus munícipes.

Ao finalizar, um pedido aos gestores do Balneário Rincão, incentive as crianças, jovens e adultos a frequentarem as escolas e concluírem seus estudos com Ensino Fundamental e Ensino Médio e que oportunizem polos de extensão das Universidades com Ensino Superior, graduando e pós graduando nossos rinconenses. Certamente todos ganham e teremos melhores índices de rendimento, sucessos no trabalho executado.