logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

TRE define cronograma para o Rincão

Compartilhar:

Um novo passo foi dado para a primeira eleição do Balneário Rincão. Na segunda-feira, dia 20, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Florianópolis, aprovaram por unanimidade a resolução que dispõe de normas e atribuições ao novo município. Lideranças políticas locais acompanharam o anúncio do cronograma de procedimentos que serão adotados para o processo eleitoral que inicia internamente para os partidos ainda no mês de julho deste ano.

Conteúdo relacionado:
Especiais » Confira outras notícias sobre a emancipação do Rincão


A partir do dia 7 inicia a transferência automática dos títulos eleitorais dos eleitores que já votam nos locais de votação da área de abrangência do novo município. Não haverá nenhum contato do Cartório Eleitoral com o eleitor, apenas muda o nome da cidade no título. O processo de movimentação de eleitores inicia dia 13 de julho, com cadastro da movimentação dos mesmos. Já a partir do dia 18, será possível anotar órgãos partidários e atualização de filiações do município.

No Balneário Rincão foram definidos seis locais de votação. São elas Escola de Ensino Fundamental José Réus, na Lagoa dos Freitas, Escola de Educação Básica Melchíades Bonifácio Espíndola, no Rincão, Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Amélia de Souza Silva, na Barra Velha, Escola Básica Gervásio Teixeira Fernandes, em Pedreiras, Salão Paroquial Lagoa dos Esteves, com bairro de mesmo nome e Centro de Educação Infantil Mundo Encantado, na Urussanga Velha.

De acordo com o presidente do TRE, juiz Sérgio Torres Paladino, com a assinatura da resolução se dá à certeza definitiva da eleição. “Sei que foi lenta e incessante, e se trata de uma luta antiga, mas, isso concretiza o desejo do povo de emancipar. Levem como um troféu da primeira batalha vencida”, disse ele.

O subprefeito do Balneário Rincão Jairo Custódio considera uma vitória de toda a comissão de emancipação. “Foi muito bem trabalhado desde o início. É uma vitória para todo o povo, pois montamos uma comissão suprapartidária para conquistar este resultado”. O empresário e ex-vice prefeito de Içara Naelti Vianna - que há 11 anos atua como vice-presidente da Comissão de Emancipação – considera que o Rincão tem um grande potencial para desenvolver a partir do momento que estiver emancipado.