logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

TSE prepara a divulgação das contas dos candidatos

Compartilhar:

Por enquanto, somente uma mensagem é exibida na visualização da movimentação de dinheiro nas campanhas eleitorais, que vai estar disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “As prestações entregues já estão na base de dados da Justiça Eleitoral. Estamos processando os dados e em breve estarão disponíveis para consulta”, explica o texto do portal www.tse.gov.br.

A primeira declaração de gastos foi entregue aos Cartórios Eleitorais na última quarta-feira, dia 6. Todos as despesas com as campanhas precisam ser comprovados à Justiça Eleitoral, incluindo o pagamento dos serviços de água, luz e telefone dos comitês eleitorais.

Através do site do TSE será possível saber até mesmo se os pagamentos foram realizados com dinheiro ou cheque. A origem das doações será dividida nas categorias: recursos próprios, recursos de pessoas físicas ou recursos de pessoas jurídicas. Além disso, poderão ser consultados os recursos doados por outros candidatos ou comitês, partidos políticos e fundo partidário. Porém, não ficará disponível os dados dos doadores. Essas informações devem ser liberadas somente na segunda prestação de contas.

Também pela Internet, é possível acompanhar o patrimônio atualizado. Em Içara, somente um candidato a prefeito declarou os bens particulares. Os recursos de Heitor Valvassori (PP) estão calculados em R$ 266,7 mil. Enquanto isso, Gentil Dory da Luz (PMDB) relatou que não há nada registrado, por isso não declarou nenhum bem ao TSE. Porém, no item de ocupação, o candidato do PMDB - mesmo sem propriedade no nome dele - é classificado como Comerciante.


Passo-a-passo:

(01) Acesse o TSE: abra o seu navegador e entre no site www.tse.gov.br.

(02) Links: na página inicial do site, procure os tópicos relacionados às Eleições de 2008.

(03) Hotsite: passe o mouse sobre a opção Sistemas. Com isso, aparecerá uma série de subitens.

(04) Clique: escolha a opção Divulgação de Candidaturas. Uma nova página vai abrir, com opções para as Eleições de 2008.

(05) Localização: escolha o estado. Em seguida, indique a cidade. Após este procedimento, será exibida a relação dos candidatos.