logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Vereadores propõem extinção de APA

Compartilhar:

Na Semana do Meio Ambiente os vereadores de Içara surpreenderam com a proposta de revogação da Área de Preservação Ambiental de Santa Cruz nesta segunda-feira, dia 2. O projeto do presidente da Câmara Municipal Laudelino Calegari (PMDB), além de Pedro Mazzuchetti (PMDB), Márcio Dalmolin (PSD) e Valdelir Da Rolt (PSD) foi apresentado sob regime de urgência. Chegou inclusive a ser colocado na pauta com dispensa de parecer, mas acabou retirado.

"Tivemos uma reunião entre os vereadores e decidimos que vamos levar este debate ao Ministério Público ainda esta semana. A nossa intenção é conseguir dar mais agilidade na instalação de empresas naquela área, entre elas, o terminal intermodal. A conversa agora é para que seja preservada a mata que ainda não foi tocada", coloca Laudo.

Ainda nesta tarde uma cópia do projeto já foi requisitada pelo Ministério Público. Além disso, a retirada de pauta foi acompanhada pessoalmente pela promotora Maria Cláudia Tremel de Faria. Isto por causa de uma matéria idêntica ter sido julgada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em 2012. Desde então foi mantida a APA criada em 2004 com 1,5 mil hectare. Neste espaço não há proibição para a instalação de empresas, contudo, existem normas mais rígidas para a preservação, por exemplo, de duas nascentes existentes.