logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Atendimentos por violência sexual contra jovens volta a crescer em Içara

No Dia Nacional de Combate ao Abuso, Governo de Içara promoveu palestra para profissionais da rede de atendimento

Compartilhar:

Somente em 2022, o Centro de Referência Especializada em Assistência Social de Içara teve 22 atendimentos decorrentes de abusos ou exploração sexual de crianças e adolescentes. A média de 4,4 casos ao mês é superior ao ano anterior, quando foram 2,83 registros por mês. Em 2020, por vez, chegou a 5,5 atendimentos ao mês. Os dados foram divulgados pelo Creas nesta quarta-feira, dia 18, para alertar sobre a necessidade de ação conjunta no combate aos abusos.

“Casos assim são mais frequentes do que podemos imaginar, por isso precisamos ficar atentos a todos os sinais, nunca fechar os olhos”, ressalta o secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Eduardo Michels Zata. Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma palestra com a psicóloga e especialista em Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Fernanda Maia, foi realizada no Auditório Osvaldo Duarte, no Paço Municipal Ângelo Lodetti com profissionais que integram a rede de atendimento.

Além da abordagem ao tema “Violência sexual contra crianças e adolescentes: rompendo com o silêncio”, faixas de conscientização também foram expostas em pontos da cidade com o símbolo da campanha, uma flor amarela, que surgiu durante a mobilização em 2009. “A maioria dos casos de violência acontecem dentro de casa, por familiares ou pessoas próximas. O nosso olhar precisa estar atento aos sinais, que muitas vezes são sutis. Precisamos juntos trazer à tona esse assunto, orientar e cuidar das nossas crianças e adolescentes”, reforça a prefeita Dalvania Cardoso (PP).

DENUNCIE! – Os casos podem ser registrados pelo disque 100 de forma gratuita, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados; na central 190 da Polícia Militar ou pelos números do Conselho Tutelar do município: (48) 3431-3595 e (48) 98411-6338. O sigilo é garantido. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Içara atende na Rua Marcos Rovaris, próximo da esquina com a Rua Vitória, no Centro da cidade. Já o Conselho Tutelar fica na Rua Altamiro Guimarães, próximo a Prefeitura de Içara.