logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Bombeiros simulam deslizamento em certificação de forças-tarefas

Compartilhar:

Era por volta das 17h quando um veículo fretado por músicos gaúchos foi soterrado. As informações iniciais apontam sete vítimas e, devido ao volume de terra, condições mínimas de sobrevivência. Para piorar o cenário, a Van teve vazamento de combustível. E isto significa que não será possível utilizar motores a combustão durante a operação.

A descrição faz parte do simulado de intervenção em áreas deslizadas em Criciúma nesta segunda-feira, dia 17. Bombeiros de cinco força-tarefas estaduais – de um total de 14 - seguirão até a madrugada para a remoção das vítimas fictícias. O trabalho é acompanhado ainda pela Defesa Civil e militares do Rio Grande do Sul.

Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Içara, capitão Renan Silvério Fernandes, o simulado na Associação dos Bombeiros, no bairro Jardim Maristela, em Criciúma, tem a finalidade de regular e avaliar a capacidade técnica-operacional das equipes. Ao todo, três militares de Içara estão engajados na operação.

“São mais de 100 bombeiros envolvidos, sendo aproximadamente 40 na atuação direta de resgate. As condições criadas são parte da rotina de certificação. Tudo é acompanhado por câmeras em tempo real e atualização constante dos dados na central de monitoramento”, completa. Criadas em 2011, as FTs de Santa Catarina formam uma rede com 274 bombeiros militares prontos a dar uma resposta rápida e segura para situações de risco.

Confira mais imagens