logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Cargas perigosas são fiscalizadas na SC-445

Compartilhar:

Veículos com cargas perigosas foram abordados na Rodovia Deputado Paulino Búrigo (SC-445) das 9h às 16h desta terça-feira, dia 30. O trabalho realizado com uma força-tarefa em Içara apurou erro nas sinalizações, equipamentos, produtos e documentos. Além disso, foram notificados condutores sem as certificações necessárias. O balanço final será divulgado após a realização da operação em outras cidades da Região Carbonífera e na Região de Laguna até quinta-feira.

“O trabalho em conjunto é fundamental. O decreto 2894/1998 atribui para a Defesa Civil a fiscalização dos produtos perigosos. Realizamos um curso de 8h como preparação teórica sobre legislação e atendimento de emergências para órgãos da região Sul. Hoje foi a vez de colocar então o conhecimento em prática”, indica o gerente de gestão dos produtos perigosos da Secretaria Estadual da Defesa Civil, Almir Vieira.

A circulação das mercadorias analisadas exige documentos que demonstrem a quantidade de artigos a serem localizados, por exemplo, no caso de uma capotagem. Os veículos também precisam conter a indicação do tipo de carga transportada e os devidos equipamentos de proteção individual na cabine como luvas e óculos. Além disso, o motorista deve possuir certificação adequada ao transporte realizado.

A operação coordenada pela Defesa Civil do Estado contou com a participação ainda da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito, Vigilância Sanitária e a Defesa Civil de Içara, além de órgãos de outras cidades. Fizeram parte também o Exército, Fatma, Instituto Geral de Perícias, Deinfra, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Inmetro e o Conselho Regional de Química.

Confira mais imagens