logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Especialistas recomendam reiniciar roteadores devido a malware

Compartilhar:

Empresas e usuários domésticos de Internet devem resetar preventivamente os roteadores. Além disso, precisam rever as senhas e atualizar os equipamentos em consequência do VPNFilter. Conforme o alerta do Federal Bureau of Investigation (FBI), o malware infecta os aparelhos para furtar dados, bloquear o tráfego de Internet e ainda direcionar usuários a sites falsos de bancos e e-commerce. A estimativa é que mais de 700 mil usuários já tenham sido infectados em todo o mundo com a nova ameaça.

“Não existe ainda uma ferramenta de varredura. Por isso, o melhor jeito é resetar. Isso vai exigir a reconfiguração”, alerta o CEO da Dotfile, Maycon Marchiori. Ainda segundo ele, para não se tornar uma vítima, é preciso ter cuidados também ao se conectar em redes desconhecidas. “Esta exposição pode trazer prejuízos para a rotina principalmente de pequenos e médios negócios. Manter uma cópia criptografada dos dados é muito importante”, completa o sócio da empresa especializada em segurança de dados digitais, Dalton Gonçalves.

Além de malwares, os vírus e ransomwares também ameaçam os computadores diariamente. “Os ransomware empacotam dados existentes no computador e criptografam. A liberação ocorre somente com o pagamento aos criminosos. É como se fosse um sequestro, mas os dados ficam no computador da própria vítima sem poderem ser utilizados. As empresas que possuem rotina de backup estão menos suscetíveis a danos, pois podem rapidamente recuperar o banco de dados e retomar o trabalho sem ceder a bandidos”, completa Dalton.