logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Instrutores são orientados para o Projeto Golfinhos no Litoral Sul

Compartilhar:

A manhã foi de instrução para bombeiros civis e militares que atuarão no desenvolvimento do Projeto Golfinhos no Litoral Sul de Santa Catarina. Ao todo, 35 pessoas foram recebidas no quartel do Corpo de Bombeiros de Içara para a capacitação do trabalho que será desenvolvido desde as regiões de Tubarão até Passo de Torres. “Todas as cidades litorâneas farão parte”, indica o coordenador do programa no 4º Batalhão, o tenente Arthur Eugênio da Silveira Júnior. Segundo ele, cada praia terá cinco instrutores formados para o trabalho.

Desde 1998 o projeto Golfinhos já formou mais de 32 mil crianças de nove a 13 anos em Santa Catarina. A programação é realizada, das 8h às 10h, em quatro dias consecutivos de atividades em cada praia.
Além da apresentação teórica da metodologia, dos materiais e dos conteúdos, a formação das equipes inclui também a demonstração prática, neste caso, em Balneário Rincão. “O propósito é trabalhar a prevenção em ambientes aquáticos. De forma lúdica, a gente repassa sobre os cuidados com o sol, as águas vivas, desenvolvemos a educação ambiental, inclusive com a coleta de lixo, além de alertar sobre os perigos em piscinas, rios e no mar. Água no umbigo é sinal de perigo”, exalta a coordenadora em SC, sargento Gláucia Krueger da Silva.

Na próxima temporada o projeto será estendido também em regiões não litorâneas, por exemplo, Blumenau, Chapecó e São Miguel do Oeste. “São áreas em que é comum o uso de rios e lagos”, alerta a coordenadora. A capacitação dos instrutores para este ano começou pelo Oeste, na próxima semana será realizada na Região Norte e por último ocorrerá em Florianópolis. “Além de educar e conscientizar os jovens, o projeto possui caráter social e integrador, incentivando o convívio harmônico entre as pessoas e o meio ambiente”, pontua.