logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Monitoras e enfermeiras de Içara recebem orientações do Projeto Amora

Compartilhar:

Monitoras dos Clubes de Mães do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI) de Içara, além de profissionais do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e enfermeiras da rede municipal receberam a equipe do Projeto Amora nesta segunda-feira, dia 2. A formação realizada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense ocorreu sobre direitos das mulheres, especialmente sobre a dinâmica do ciclo de violência doméstica e familiar e suas formas de prevenção e enfrentamento.

“Essa capacitação tem como objetivo formar as nossas monitoras, enfermeiras e a equipe que atua no Creas para detectarem quando existe algum tipo de violência na vida dessas mulheres, e as incentivarem a denunciarem, tendo em vista que um grande número não o faz, por medo ou algum outro motivo”, explica a presidente da FAI, Ceneli de Freitas Gastaldon. A formação integra uma rede de enfrentamento à violência que será lançada em novembro. “Queremos formar uma grande rede de proteção aqui em Içara”, completa.

“Muitas vezes as mulheres que sofrem a violência não falam sobre a situação, porém, com as instruções, os profissionais poderão observar os indícios e realizar a abordagem, direcionando-as para atendimentos nos serviços públicos especializados”, ressalta uma das coordenadoras do projeto, Janete Triches. “Muitas vezes ficamos só com o olhar para a violência física, e existem diversos outros tipos como a social, a psicológica, a econômica e o próprio machismo”, lista a enfermeira-chefe da unidade de saúde do bairro Primeiro de Maio, Glicia Pagnan.