logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Viagem Segura: programa da PM permite intensificação de rondas durante ausência de moradores

Para fazer parte é preciso fazer um cadastro pelo aplicativo PMSC Cidadão

Compartilhar:

A Polícia Militar de Santa Catarina terá uma nova edição da Operação Viagem Segura nesta temporada de verão. A intenção é potencializar a proteção patrimonial das residências que ficam vazias em decorrência das viagens nesta época. Para fazer parte é preciso baixar o aplicativo PMSC Cidadão e realizar o cadastro. No ícone Rede de Vizinhos está a aba Viagem Segura com algumas perguntas para serem respondidas, como período de ausência e tipos de segurança interna que a residência possui.

O cadastro vai orientar as rondas policiais durante o período informado e, caso ocorra alguma alteração, a PM entrará em contato. A cada vistoria o sistema também emite um e-mail informativo. Para evitar qualquer imprevisto, como arrombamentos e furtos, além da ronda, a orientação é que os moradores não comentem sobre viagens com pessoas estranhas e deixem a chave apenas com quem é de absoluta confiança, assim como um número de contato para eventuais emergências.

Dicas de segurança

Nas ausências prolongadas, é importante ter também alguém que demonstre movimentação na propriedade, seja um parente ou amigo de confiança, para visitar a casa, abrir janelas e regar jardins. Também por isso, a dica é suspender entregas de itens que possam acumular e demonstrar a ausência do local, além de instalar fotocélulas ou temporizadores para que as luzes externas liguem apenas a noite.

Por segurança, é importante ainda desligar a campainha. Assim, a sensação de dúvida pode ser gerada em possíveis criminosos sobre a ocupação dos imóveis. É recomendado também apagar a chama-piloto do aquecedor a gás ou a chave do aquecimento elétrico de água, tirar das tomadas os aparelhos de som, televisores, computadores e outros eletrodomésticos a fim de evitar os efeitos de uma eventual sobrecarga elétrica.