logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Carona poderia reduzir filas no trânsito

Compartilhar:

A frota de 50 milhões de carros seria capaz de transportar simultaneamente todos os 200 milhões de brasileiros todos os dias. No entanto, os carros trafegam 75% do tempo com apenas um único indivíduo. Esta enorme capacidade ociosa é despejada sobre os congestionamentos que geram cada vez mais perda de tempo, desperdício de dinheiro e poluição. Tudo isso poderia ser amenizado com o incentivo da carona solidária proposto no dia 28 de maio

No ar desde agosto do ano passado, o BeepMe (www.beepmeapp.com) já compartilhou quase 3 milhões de caronas por meio dos aplicativos para iOS, Android e web. Através dele, os usuários podem procurar e oferecer ajuda em trechos que vão de uma cidade a outra, combinando datas, horários, pontos de partida e chegada. Os usuários ainda podem conversar através de um chat próprio, via Facebook ou por telefone.

Se apenas 5% dos 37,5 milhões de brasileiros que utilizam meio de transporte individual optassem pela carona, cerca de 1,8 milhões de veículos deixariam de circular diariamente. Considerando que cada veículo rode em média 20km/dia, cerca de 10 mil toneladas de CO2 não seria lançada em um único dia. Ou seja, em uma única semana, um navio Titanic, com 50 mil toneladas, deixaria de encalhar sobre o ar brasileiro.