logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Falta de padrão em calçadas impõe desafios

Compartilhar:

Sobe degrau. Desce degrau. Essa é uma ação rotineira para quem anda pelas calçadas de Içara. Há diferenças de nível entre uma calçada e outra, pavimentos quebrados entre tantas outras situações que prejudicam o pedestre, como os passeios públicos tomados pelo mato. A falta de padronização vem sendo corrigida com as novas pavimentações. Mas em áreas pavimentadas há mais tempo, a falta de uniformidade continua trazendo riscos.

“Não é difícil de tropicar e cair. É bem fácil. Acredito que esteja bem mal conservado. Dificulta sempre para andar. Fico imaginando um cego ou um cadeirante, andando por essas calçadas. Em um momento que se fala tanto em acessibilidade, nós ainda estamos muito atrás”, reclama o morador Eduardo Batista. “Muitas vezes, se encontra mato ou até barro. E por causa disso, temos que trafegar pela rua mesmo”, aponta.

“Hoje não contamos com projeto de padronização para as calçadas nos trechos já existentes. Chegamos a começar a discutir quanto a isso, porém neste momento estamos dando prioridade às discussões referentes ao trânsito”, coloca o secretário municipal de Planejamento, Arnaldo Lodetti Júnior. “Sabemos de algumas áreas em que o passeio fica em 50cm e há a possibilidade de ampliar para 1,3m”, expõe.

Além da falta de padronização, um fato que gera reclamação de moradores relacionados às calçadas é quanto à ocupação desses espaços. “Enquanto houver a construção, pode-se utilizar a calçada. É o que está determinado hoje. Mas, antes de que seja utilizada, é necessário que a prefeitura autorize”, explica. “Estamos vendo a possibilidade de que a permissão para a ocupação das calçadas ocorra somente até a construção do primeiro pavimento”, apresenta.