logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Jovens mais confiantes através da música

Compartilhar:

A música representa a vivência imediata com os próprios sentimentos e abre a possibilidade de tratar a relação com os colegas na escola. Conforme o professor Harlan Mello, a cada aula se torna mais perceptível o impacto positivo que a musicalização possui no processo de aprendizagem. “É uma ferramenta pedagógica importante, pois permite também trabalhar desde cedo outras habilidades, por exemplo, na confecção dos instrumentos”, ressalta.

Para Harlan, o primeiro passo do professor em sala de aula deve ser ganhar a confiança dos alunos. “O corpo produz sons através do sopro e tato. A partir do momento em que se percebe isso o resultado é o autocontrole. A criança desenvolve habilidades motoras. Trabalha ainda a observação, a crítica, forma objetividade nos pensamentos e mostra que temos limites tanto individuais quanto no grupo. Portanto, ensina a trabalhar em conjunto", resume.

No Brasil, a música é obrigatória entre as diretrizes da educação desde 2012, não exclusiva, no ensino da arte. Mas pode ser usada como ferramenta em diferentes disciplinas para acelerar o aprendizado. Além de fazer a musicalização com alunos nas escolas, Harlan atua com a capacitação de professores. A ideia é estimular a criatividade em sala de aula. Ele também dá aulas instrumentais desde 2000, é produtor e baterista.