logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Resgate étnico é levado para seis escolas

Compartilhar:

A história da cultura africana será apresentada na Escola Paulo Rizzieri pela professora Priscila Leonor no próximo dia 27. Já no dia 28, a historiadora Elza de Mello falará sobre os imigrantes açorianos na Escola José Fernandes Silveira. As atividades fazem parte do projeto “Etnia na Escola”. Neste ano está programado também teatro, gastronomia, artesanato, exposição de fotografias e o intercâmbio entre as escolas envolvidas.

Segundo a secretária municipal de Educação, Jaqueline dos Santos, as aulas teóricas e práticas servem para valorizar “a cultura apresentada pelo o povo que colonizou nosso município”. Conforme a coordenadora de Artes, Lilian Philippi, a socialização é feita por meio da história, artesanato, gastronomia, canto e danças folclóricas. “Também visa fortalecer no indivíduo o respeito ao próximo e o cooperativismo social”, enaltece.

Além das aulas no período extraclasse, cada escola fará uma atividade mensal que envolva os alunos, a comunidade e associação étnica trabalhada em cada unidade de ensino. Estão envolvidas no projeto as escolas municipais São Rafael e Maria Arlete Bitencourt Lodetti com a cultura italiana; Ignácio João Monteiro e Maria Barcelos Puzinski com a cultura polonesa; Paulo Rizzieri com a cultura africana e a Escola José Fernandes Silveira com a cultura açoriana.