logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Telefonia celular terá nove dígitos em SC

Compartilhar:

Os usuários de telefone celular em Santa Catarina (47, 48 e 49), Paraná (41, 42, 43, 44, 45 e 46) e Rio Grande do Sul (51, 53, 54 e 55) deverão acrescentar mais um dígito a partir de 6 de novembro. Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações, a mudança vai aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular, além de dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas.

APP: As operadoras já estão enviando mensagens aos clientes sobre as alterações. Algumas desenvolveram também aplicativo para inserir automaticamente o dígito 9 na frente dos números que sofrerão alteração.
A inclusão do nono dígito iniciou pelo DDD 11 em 2012. Em 2013, foi implementada nos demais DDDs de São Paulo, Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Em 2014 foi a vez do Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e de Roraima. Em 2015 ocorreu em Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Neste ano a novidade chegou também ao Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia.

Na primeira fase de implantação, as chamadas para telefones celulares realizadas com apenas oito dígitos ainda serão completadas para adaptação das redes. Mas os usuários ouvirão uma mensagem orientando sobre o novo formato de discagem. Numa segunda etapa, o cliente ainda ouvirá uma mensagem de orientação, porém a chamada não será completada. E após o período de transição, as discagens com oito dígitos não serão mais permitidas.