logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

1981: SBT assume concessões televisivas

Compartilhar:

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) completa nesta terça-feira, 19 de agosto, 33 anos de atividades. Os contratos de concessão dos canais de TV da antiga Rede Tupi foram assinados em 19 de agosto de 1981 em cerimonia realizada no Ministério das Comunicações. Eles possibilitariam o surgimento de duas novas redes nacionais transmissoras de imagens: o SBT e a TV Manchete. A primeira pertencente ao Grupo Silvio Santos e a segunda da família Bloch.

Assinaram os contratos o ministro Haroldo Correia de Matos, das Comunicações, Senhor Abravanel, mais conhecido por Silvio Santos, pelo SBT, e Oscar Bloch Sigelmann pela Manchete, que teria cinco canais, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza. O SBT teria quatro canais em São Paulo, que entrou no ar transmitindo a própria solenidade de assinatura dos contratos, em Porto Alegre, Belém e Rio de Janeiro, que permaneceria inativo, porque Silvio Santos já possuía a TVS, que viria a integrar o Sistema.

Silvio Santos disse durante a solenidade, que seu grupo estava investindo US$ 10 milhões nos quatro canais de TV no intuito de oferecer aos telespectadores um serviço de comunicação de alta qualidade técnica e artística. Pelos contratos assinados, os grupos Silvio Santos e Manchete se obrigavam a aproveitar pelo menos 80% do pessoal da antiga Rede Tupi, principalmente dos setores técnico e artístico.