logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Festa destaca fé, arte e gastronomia afro

Compartilhar:

Os içarenses fizeram uma imersão aos costumes afros com o 18º Encontro da Etnia Negra da cidade entre sábado e domingo, dias 17 e 18. A Casa da Cultura abriu espaço para fotos de Virginia Maria Yunes sobre a África e máscaras de Alenir Fernandes. A Paróquia São Donato fez uma celebração especial nesta manhã. Na praça foram realizadas apresentações, shows e comercializados quitutes. Já no salão paroquial ocorreu a feijoada festiva.

"Esta é a primeira vez que consigo participar. Vim porque acho importante valorizarmos as etnias da nossa cidade", coloca Maria Isabel Nietto. "Tivemos como novidade este ano a eleição da rainha e da princesa com antecedência. Antes fazíamos isso no dia do evento. Isto nos possibilitou mostrar a nossa cultura, organização e o movimento antes mesmo do evento. Os dois dias de programação foram excelentes", completa a presidente da Pastoral Afro do Movimento de Consciência Negra Chico Rosa, Nadir da Rosa.

“Acho que conseguimos alcançar o nosso objetivo que era misturar etnias neste evento. É uma forma de romper preconceitos. Os negros fizeram parte da colonização de Içara. Chegaram de pé no chão e ajudaram a construir a nossa história. Esta é uma festa de comemoração pela importância que têm em nosso desenvolvimento”, coloca a presidente da Fundação Cultural de Içara, Eliana Jucoski Monteiro.

Confira mais 45 imagens
Lucas Lemos
Lucas Lemos
Lucas Lemos