logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Política

Estudantes elegem prefeito no Cristo Rei

Compartilhar:

Içara precisa de um centro de especialidades médicas, da guarda municipal, a conclusão do complexo cultural, incentivo aos acadêmicos de Medicina com o futuro reembolso em serviço, a duplicação da SC-445 e a municipalização da rodovia estadual, além de um parque ecológico. Esta é a conclusão que chegaram os estudantes do Colégio Cristo Rei. A escolha foi realizada pelos alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio nesta segunda-feira, dia 6. As propostas do Partido da Juventude Inovadora venceram com 76,22% dos votos.

Em segundo lugar, o Partido do Hoje que faz o futuro obteve 23,08%. Dos 143 sufrágios, apenas um foi em branco. “O mais importante é que o projeto nos levou a pensar o que falta em Içara e deve ser melhorado”, aponta o prefeito eleito José Philippe Zanette, de 17 anos. “Tivemos que pesquisar sobre a cidade e buscar o que já tramita na Câmara Municipal. Aprendi também a fiscalizar melhor o trabalho do Governo Municipal. Talvez siga inclusive na carreira política”, completa a vice, Ana Carolina Conti, de 16 anos.

A temática do Cidadão responsável, voto certo foi trabalhada de março a junho. “A partir disso foram montados os dois partidos com propostas para a saúde, educação, segurança e cultura tanto da nação quanto de Içara. Tudo isso foi colocado também num debate na última semana”, aponta o professor de Sociologia, Saimon Coelho. “A intenção foi despertar a preocupação com a mudança através de um trabalho em equipe. O projeto movimentou toda a escola”, completa.

“Da politicagem nasce a Lava-jato, as filas nos postos de saúde e hospitais públicos. Já a política é responsável pelo atendimento digno na saúde, a justiça no preço dos alimentos, da tarifa do transporte público e outros itens. Por isso é importante a participação dos jovens”, coloca a estudante de Engenharia Civil, expectadora na apuração, Júlia Coelho de Jesus. “É preciso se esforçar, pois vale a pena”, acrescenta a vencedora do projeto desenvolvido também no Colégio Universitário de Criciúma, Rhillary Espíndola, de 14 anos.