logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Doze dicas sobre segurança da informação

Compartilhar:

Você sabe o que é segurança da informação? Na área da informática a palavra “segurança” tem o mesmo valor que na vida real. Quer um exemplo? Quando você sai de casa e tranca as portas com as chaves, você esta usando uma medida de segurança para ninguém entrar, correto? Pois bem, se você colocar uma senha no computador ou smartphone ou até mesmo em uma pasta de arquivos, você evitará que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo. Agora que você já sabe o que é segurança da informação vamos dar algumas dicas:

Dica 1 – Antivírus e similares
Tenha sempre instalado, incluindo smartphones, um antivírus ativado e um anti-malware que é ideal para limpar arquivos temporários e também links maliciosos, deixando o computador mais rápido e protegido.

Dica 2 – Cuidado com prêmios
Nem sempre o que parece ser bom é bom. Normalmente mensagens de premiações, sorteios ou até mesmo cartões de agradecimento estão infectados com códigos maliciosos. É comum frases como “Você foi selecionado e ganhou “x” coisa, clique aqui e veja como poderá resgatar seu prêmio” e se você clicar, pode lhe custar caro. Então caso você clique feche imediatamente a página.

Dica 3 – Senhas salvas
Evite salvar senhas em seu computador ou em seu navegador, embora seja mais fácil entrar em sites ou serviços, corre o risco de ser hackeado mais rapidamente. Procure trocar as senhas periodicamente.

Dica 4 – Internet Banking
Sempre que for acessar o site do banco, verifique se o ambiente está seguro (endereço com https e desenho de um cadeado antes do link do site). Caso contrário, desconecte! Também evite utilizar em Wifi alheia.

Dica 5 – E-mail e Spam
Nem todo lixo eletrônico ou pasta SPAM é somente arquivo indesejado que ocupa espaço na caixa de mensagens, ele pode ser um e-mail mal-intencionado com o objetivo de disseminar vírus que possam destruir o seu computador (como o famoso “cavalo de troia”). Se o remetente é desconhecido é melhor apagar imediatamente sem abrir o e-mail. Caso você se inscreva em algum site ou faça algum tipo do cadastro que solicite confirmação pode ser que esse e-mail vá para a caixa de SPAM, não necessariamente um vírus, pois, como é um remetente novo, pode acontecer essa situação.

Dica 6 – Computadores de Lan Houses
Se você utiliza os computadores de Lan Houses para acessar seu email, facebook e outros serviços que solicitam de senha para entrar, não esqueça de clicar em “Sair” ou “Logout” antes de fechar o navegador, pois se você fechar o navegador sem sair do serviço provavelmente o próximo usuário do computador ao entrar no mesmo site que você estava automaticamente será direcionado ao seu perfil, podendo se passar por você.

Dica 7 – Conteúdos desconhecidos
Quando você navega em sites ou blogs deve observar como aparecem os links, pop-ups (mensagem flutuando no site) e formulários de cadastros, pois podem apresentar conteúdos prejudiciais ao computador. Um dos princípios básicos da segurança da informação é ler antes de clicar. Então tenha calma ao navegar. Não saia clicando em tudo o que aparecer.

Dica 8 – Dispositivo atualizado
Atualize os programas e o sistema operacional dos dispositivos. Se estiver tudo atualizado é mais fácil de identificar conteúdos perigosos.

Dica 9 – Polícia, SPC e órgãos públicos
Não é o que você esta pensando (exceto se você tiver problemas com eles). Esses órgãos e entidades não utilizam o e-mail como forma padrão de contato. Então cuidado. Normalmente utilizarão comunicados oficiais impressos ou irão te ligar para informarem algum problema. Não se desespere caso receba algum e-mail. Pode ser vírus.

Dica 10 – Cuidado com o cartão de crédito
Nunca forneça dados em formulários suspeitos e principalmente compras em sites desconhecido. É bom pesquisar antes de sair comprando. Também observe como virá gravado em sua fatura para reconhecer o débito.

Dica 11 – Leia antes de baixar
Antes de cada download de arquivo ou programa verifique se é o que vocês realmente deseja baixar. Se for, tenha cuidado na instalação, pois alguns programas possuem ferramentas e serviços anexos.

Dica 12 – Palavras ofensivas
Lembre-se que tudo o que você faz na internet pode ficar registrado, principalmente, nas redes sociais. Então tome cuidado em postagens para não ofender pessoas alheias. Futuramente isto pode servir de provas em processos, por exemplo, de preconceito ou falso testemunho. Boa navegação!