Canal Içara

Canal Içara

28 de outubro de 2020 - 20:53
Cotidiano »
Atendimento gratuito à pessoas com Fobia Social
13/09/2006 às 17:16 | Taise Forgiarini / Unesc
Pessoas que são extremamente tímidas podem contar com um serviço de atendimento e orientação especializado na Unesc. O Serviço de Psicologia da Universidade está oferecendo gratuitamente, pelo quinto semestre consecutivo, um grupo de
psicoterapia para pessoas com Fobia Social. Os encontros acontecem uma vez por semana, durante uma hora e meia, nas terças-feiras, das 18h30 às 20h na Clínica de Psicologia, localizada no bloco S.

Segundo a coordenadora do grupo, professora Vania Menegalli, a Fobia Social consiste num temor persistente da pessoa quando a mesma precisa agir em situações sociais, ou atuar publicamente. "A pessoa que tem Fobia Social teme em agir de uma maneira humilhante e embaraçosa, porque tem medo de estar sendo avaliada pelos outros. Possui uma atenção voltada para si, e geralmente uma baixa auto-estima, tendo insatisfação com o seu próprio corpo e com sua auto-imagem", informou.

Estima-se que entre 7% e 13% da população geral apresente sintomas de Fobia Social que resultam em diferentes graus de incapacitação e limitação. O início da doença é mais precoce que o de outros transtornos de ansiedade e ocorre entre os 15 e 20 anos, tendo incidência semelhante entre homens e mulheres.


Sintomas de quem possui Fobia Social:

Os fóbicos sociais são pessoas muito perfeccionistas e extremamente tímidas. Têm medo de falar em reuniões ou em público, de falar com pessoas de autoridade, de comer/beber em público, trabalhar enquanto estão sendo observados, ir a uma festa, de falar ao telefone, especialmente com pessoas desconhecidas, e nas situações que provocam medo, suam excessivamente, os batimentos cardíacos aumentam, a respiração fica ofegante e muitas vezes gaguejam.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias