logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Biografia de João Rabello é lançada em Içara

Compartilhar:

Todo o legado de José João Rabello, aos 76 anos, está eternizado. Virou livro. O lançamento da obra “Sob a luz do amor” ocorreu na noite desta sexta-feira, dia 25. Pela trajetória na política de Içara, fez reunir lideranças, entre elas, o prefeito da cidade, Gentil Da Luz, e o deputado federal, Ronaldo Benedett. Ambos peemedebistas, eles homenagearam o fundador da sigla no município. Fizeram isto não somente no cerimonial preparado na Casa da Cultura, mas também ao participarem do trabalho realizado pelo escritor Gesiel Gonçalves.

A convite e com a ajuda da família, foram necessários quase três anos para a concretização do projeto. Conforme o autor integrante da Academia Içarense de Letras e Artes (Aila), o resultado de tanta pesquisa foi uma "história muito rica e com parte da história de Içara". Trata-se do 14º livro lançado por Gesiel, o primeiro exclusivamente destinado a vida de uma personalidade.

“Meu primeiro voto para prefeito foi para o meu amigo José Rabello, em 1982. Ele tem uma grande história no MDB. Eu sigo seus passos, com ele me aconselho e a ele tenho grande gratidão por toda ajuda em minha jornada política através dos votos que conquistou, mas, sobretudo, pela experiência partidária”, destaca no prefácio o prefeito de Içara, Gentil Da Luz. “Feliz esta idéia de publicar a vida de José João Rabello. Uma pessoa que tive a felicidade de conhecer, junto com sua esposa, dona Pedra”, ainda depõe entre as 147 páginas da obra o padre Ângelo Galato.

“Agradeço aos filhos, netos e bisnetos. Eles são a família que construí”, destaca o biografado, emocionado ao ter a própria história materializada. Fotos, documentos, relatos dele e de outras pessoas próximas compõem os 25 capítulos divididos em três partes. O relato de vida do ex-vereador Zézinho inicia com o detalhamento da origem, lutas e realizações, passa por homenagens e títulos recebidos, encerrando então com a fotografias e declarações de autoridades que fizeram história e são admiradas pelo biografado.

Atualmente residente em Criciúma, Zézinho já morou em Içara, Laguna e Jaguaruna. Nesta última cidade foi onde cresceu sob os cuidados dos primos-irmãos João Marcolino Rabello e Joana Marcineiro de Jesus, a Dona Noca. O casal adotou o menino franzino, machucado, e até então sob os cuidados do padre Bernardo Felipe. Sobre a adoção, ficou sabendo somente aos sete anos, através de um primo. Acabou discriminado por isso. Mas, fez do preconceito o combustível para os desafios da vida.

Em 1949, Zézinho iniciou a carreira profissional como auxiliar de pedreiro. Em 1952, virou sapateiro. Em 1953, já ingressava então na vida política como integrante do PTB. Tinha na época 19 anos. Em 1962, atuou na primeira legislatura da Câmara Municipal de Içara. Virou líder da bancada. Em 64, passou ao Serviço de Assistência Médica Domiciliar de Urgência. No mesmo ano ingressou no MDB. Em 1967, ingressou como servidor do Instituto Nacional da Previdência Social. Já em 1972, fundou e presidiu o Diretório do MDB. E, na carreira política trilhada na cidade, ainda se candidatou a prefeito em 1982. Na época, teve 1,9 mil votos. Ficou em terceiro lugar no pleito.


Mais sobre o livro "Sob o a luz do amor"
De Gesiel Gonçalves, "Sob a luz do amor" materializa a biografia de José João Rabello, vereador na primeira legislatura da Cãmara de Içara e ex-candidato a prefeito, Ao todo, são 147 páginas divididas em 25 capítulos. A obra lançada em 2011 tem a revisão de Mazilda Rabello Limas, Rosangela Soratto, além da diagramação, capa e arte-final de Ricardo Cláudio Goulart.