logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 27/05/2011 | 11:00

Cai o índice de desmatamento em Içara

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Entre 2005 e 2008, Içara teve a perda de 80,4 quilômetros quadrados de vegetação. Já de 2008 a 2010, a redução da flora evoluiu em mais 0,32 quilômetros quadrados. Com isso, está na 32ª posição no ranking catarinense de devastação. Os números são do relatório mais recente da Fundação SOS Mata Atlântica. O documento divulgado nesta semana revela que a cidade possui apenas 16,8 quilômetros quadrados de mata remanescente.

Conteúdo relacionado:
29/05/2009 » Içara perde 80km² de vegetação em três anos


Em Santa Catarina, o estudo aponta decréscimo de 0,17% de floresta e 0,10% de restinga num comparativo com os dados coletados em 2008. A mata atinge atualmente 21,1 mil quilômetros quadrados do estado. Já a restinga abrange 786,3. O mangue foi o único bioma que não apresentou mudança. Permanece com a preservação de 12% da área natural, ou seja, 119 quilômetros quadrados ainda estão preservados.

Ainda conforme divulgado pela SOS Mata Atlântica, entre os estados com situação mais crítica estão Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Paraná. Isto por causa das perdas ocorridas na vegetação. Em Santa Catarina, apesar do desflorestamento continuar, a taxa anual caiu 79%. Toda a pesquisa leva em conta imagens de satélite e a detecção de áreas alteradas com mais de três hectares.

Para a coordenadora do Atlas pela SOS Mata Atlântica, Márcia Hirota, o estudo comprova a supressão continua e alerta para a necessidade de políticas públicas que incentivem a conservação ambiental. “Dependemos dos recursos naturais e dos serviços ambientais da Mata Atlântica que são essenciais para a sobrevivência dos 112 milhões de habitantes no domínio do Bioma”, enfatiza.