Canal Içara

Canal Içara

24 de agosto de 2019 - 13:08
Cotidiano »
Campanha nacional de vacinação do Idoso é prorrogada
04/05/2007 às 14:12 | Lucas Lemos | jornalagoraonline.com.br
Transmitida pelo ar, através da respiração, pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção respiratória que quando passada a idosos e pessoas com doenças no sistema respiratório se torna algo muito mais grave do que um resfriado, e é por isto que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, para as pessoas acima de 60 anos, foi prorrogada até hoje, dia 4.

Conforme o enfermeiro Jeberson Dayan Gorges, “a meta é que consigamos imunizar as pessoas que ainda não efetuaram a vacina deste ano”. Desde o inicio da campanha, dia 23, até o último sábado, dia 28, 77% da população içarense acima de 60 anos já havia recebido a injeção contendo a dose da vacina. No Brasil, este número ficou muito abaixo do esperado, somente 40% dos quase 16 milhões de idosos residentes no país foram imunizados. O número de doses recebidas no município, cerca de 4 mil, é maior do que a contagem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde consta que Içara tem 3,8 mil idosos e garante que mais pessoas fiquem protegidas das variações do vírus da gripe. Para receber a dose gratuitamente é necessário apresentar documento de identidade em um dos 26 postos de saúde de Içara, que hoje, 4, ficarão abertos até as 16h.

Conforme Dr. Márcio Ataíde Lança, especialista em pneumologia, “O vírus Influenza tem uma capa que se modifica constantemente. Isto faz com que o organismo das pessoas tenha dificuldade para se defender das agressões deste microorganismo”. De acordo com Gorges, “a vacina aplicada este ano é o resultado de pesquisas realizadas, no qual são analisadas as variações de vírus e inseridas na dose as que serão as mais prováveis de se tornarem epidemias”.

As doses distribuídas no Brasil são atualmente produzidas por laboratórios franceses, porém para o próximo ano o país será auto-sustentável, pois o Instituto Butantan, em São Paulo, já estará produzindo cerca de 40 milhões de doses, o suficiente para vacinar os 16 milhões de idosos, para garantir o controle de uma epidemia nas fronteiras como país, e para comercializar, com preço mais baixo do que os outros países vendem, para nações menos desenvolvidas, entre elas o Haiti, nação da América Central controlada por um presidente, o General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, do Exército Brasileiro.


Alerta:

As pessoas que tiverem as seguintes caracteristicas não devem fazer a facina:
- Reação prévia a esta vacina contra a gripe;
- Reação alérgica a ovos de galinha;
- Ter uma desordem caracterizada por paralisia chamada de Síndrome de Guillain-Barré, em que se suspeitou que tivesse sido após uma vacina anti-Influenza;
- Doença febril atual.

Dicas para evitar a gripe:

- Mantenha uma alimentação saudável;
- Beba bastante líquido;
- Poupe energias e respeite o tempo de sono;
- Lave as mãos com freqüência, evitando contato com os olhos, nariz e boca;
- Evite locais frios;
- Mantenha sempre o ar circulando, para que os vírus não se concentrem no local.


Dicas para quem está gripado:

- Repousar o máximo possível, principalmente se tiver febre;
- Beber muito líquido para repor a água perdida pelo suor e desobstruir as vias respiratórias congestionadas;
- Fazer gargarejos com água morna misturada com sal;
Usar lenços de papel;
- Não segurar a tosse, principalmente se estiver expectorando. Nesse caso, observar o catarro. Se for verde, amarelo ou sanguinolento, consultar um médico.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas