logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Cantar hino nas escolas é lei!

Compartilhar:

Estudantes do ensino fundamental de escolas pública e particular de todo país, que não sabem cantar o Hino Nacional terão que aprender. Tudo por conta da Lei nº. 2.301/00 de autoria do deputado Lincoln Portela (PR-MG) que obriga as escolas a pelo menos uma vez por semana executar o Hino. O projeto foi sancionado no último mês, pelo presidente interino José de Alencar e já passa a valer automaticamente, sem necessidade de estar prevista em legislações estaduais ou municipais. De agora em diante, a letra deve estar na ponta da língua e fazer parte da rotina dos alunos.

Acesse:
» Especial com matérias do Jornal Gazeta

Em Içara, o assunto veio à tona na sessão da última segunda-feira, da Câmara de Vereadores, por meio do vereador do PP Osmar Manoel dos Santos, que para surpresa de muitos, revelou que a lei já existe há nove anos no município, mas pouco é cumprida. "Numa pesquisa descobri que foi instituída na época do prefeito Deobaldo Pacheco, faço esta indicação para que seja cumprida", destacou o vereador. E alfinetou. "São poucas as crianças que sabem o Hino Nacional, as professoras devem ensinar é um ato de civismo", ponderou. Da mesma opinião compartilhou o vereador do PMDB, Antonio de Mello. "Aboliram o civismo, tenho certeza que 20% dos estudantes não conhecem a letra e geralmente cantam em época de desfile cívico. É preciso mais respeito", justificou. A secretária de educação do município, Giovana dos Santos, garantiu que nas escolas da rede, a prática já existe e a lei não altera em nada. "Isto acontece sempre às segundas-feiras, e com a lei só veio reforçar a prática de valorizar os símbolos nacionais. Quem aindanão se adequou, vai se adaptar", afirmou.

Consultada pela equipe do jornal Gazeta, na Escola Municipal Maria Arlette Bittencourt Lodetti do bairro Raichaski, apesar da lei prever a obrigatoriedade, o ato cívico é realizado geralmente em eventos especiais. "Fazemos uma vez por mês, no auditório da escola", contou a diretora Marlene Casagrande, e destacou que mesmo sem tanta frequência considera a prática indispensável. "É uma maneira de resgatar a importância do país e da cultura". Na escola Ângelo Zanelatto, no bairro Primeiro de Maio, o assunto é tratado dentro e fora da sala de aula. Segundo a diretora, Dalva de Mello Martinhago, a cada 15 dias todas as turmas vão para o pátio para prestar homenagem aos símbolos nacionais, onde cantam o hino e fazem o hasteamento da bandeira. E nas aulas de história a letra é discutida. "Nossa atenção no momento é trabalhar o Hino de Içara, pois este mesmo, bem poucos sabem", lamenta.

O QUE DIZ A LEI DE IÇARA: Lei n 1583/ de 02 de junho de 2000, institui o hasteamento das bandeiras e do canto do Hino Nacional e de Santa Catarina nas escolas municipais.


Na edição 324 do Jornal Gazeta você também confere:
Jornal Gazeta

» GERAL: Programa garante qualificação profissional e renda

» GERAL: Dia do professor: amor e dedicação em sala de aula