logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Divulgação

Cotidiano | 08/10/2026 | 16:17

Cermoful avança na segunda fase da nova rede em Estação Cocal

Obra de R$ 5 milhões já conta com 215 postes instalados e prevê novos desligamentos programados para ampliar a capacidade da rede e beneficiar mais de 3 mil pessoas.

Redação | com informações de Kênia Pacheco, da Cermoful

Compartilhar:

Uma nova etapa das obras do sistema de distribuição de energia elétrica na região de Estação Cocal, em Morro da Fumaça, foi iniciada pela Cermoful Energia. Todos os 215 postes previstos no projeto já foram instalados e, no trecho 2 da obra, 50% dos cabos já foram lançados. A próxima fase prevê a instalação dos outros 50%, serviço que exigirá quatro desligamentos programados. O próximo está previsto para domingo, dia 18. Os demais ocorrerão nos meses de novembro e dezembro.

Os desligamentos programados são necessários para permitir a execução dos trabalhos com segurança, conforme explica o presidente da Cermoful, Rudy Recco. “É uma obra grande, que vai aumentar ainda mais a capacidade da nossa rede nessa região. Pedimos a compreensão dos consumidores durante os desligamentos, porque esse trabalho vai permitir uma estrutura preparada para atender mais de 3 mil pessoas, além de ampliar a capacidade de rede”, afirma.

O projeto terá aproximadamente 9 quilômetros de extensão e investimento de R$ 5 milhões. A nova estrutura vai beneficiar moradores, estabelecimentos comerciais, as duas áreas industriais existentes e outras duas áreas industriais em implantação.

A execução da obra foi dividida em etapas. Com a instalação dos postes concluída, os trabalhos avançaram para o lançamento dos cabos. No trecho 2, metade desse serviço já foi realizada. Os próximos desligamentos permitirão a continuidade da instalação do restante da rede com segurança para trabalhadores e consumidores.

O gerente de Distribuição da Cermoful, engenheiro eletricista Samuel Sartor, explica que essa fase exige a interrupção temporária do fornecimento para que as equipes possam atuar diretamente na rede. “Com todos os postes instalados, avançamos agora na montagem da parte elétrica. Já concluímos 50% do lançamento dos cabos no trecho 2 e precisamos de mais quatro desligamentos para executar o restante com segurança. Depois dessa etapa, seguimos com a instalação dos transformadores e dos equipamentos de controle e proteção”, explica.

Após a conclusão do lançamento dos cabos, o projeto seguirá para a instalação dos transformadores e dos equipamentos de controle e proteção. A nova rede contará com três religadores e seis reguladores de tensão, equipamentos utilizados para aumentar a capacidade de operação e a confiabilidade do fornecimento.

Para Rudy Recco, a nova estrutura também acompanha o crescimento das comunidades atendidas e da atividade econômica na região. “Estação Cocal e os bairros próximos estão crescendo, com novas empresas chegando e mais famílias sendo atendidas. Essa rede dá condições para acompanhar esse crescimento, com capacidade para atender quem mora aqui e também os investimentos que geram trabalho e movimentam a economia da região”, afirma o presidente.

O novo sistema terá redes de distribuição em média e baixa tensão. O trecho começa no trevo da Rua 20 de Maio, no bairro Naspolini, segue pela Rodovia Genésio Mazon, passa pelos bairros Menino Jesus e Vila Rica e chega ao distrito de Estação Cocal, na Rua Eduardo Bergman.
As datas e os horários dos desligamentos serão informados previamente pela Cermoful aos consumidores das áreas que serão afetadas.