logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Copos-de-leite saúdam a primavera

Compartilhar:

Abra as janelas de casa e sinta o doce aroma e o colorido encantador das flores. As árvores estão vivas, repletas de folhas e de frutos, anunciando que a estação mais agradável do ano acaba de iniciar. Hoje, a partir das 11h49min, as boas-vindas são estendidas para a primavera, época caracterizada por ser a mais florida e aromatizada do ano. Além do colorido especial, a temperatura um pouco mais alta faz uma premissa ao verão, que inicia no mês de dezembro. Até lá, o clima ameno contagia e encanta.

Exemplos de flores que dão o ar da graça nesta época são muitas, e uma delas é o copo-de-leite, muito utilizado em decoração de festas e celebrações. A maior plantação do Estado está concentrada na região, no município de Morro da Fumaça, sendo de responsabilidade do agricultor Orivaldo Turossi. Este ano, a expectativa é de colher cerca de 10 mil dúzias, sendo 200 por semana, que são levadas para diferentes municípios da região. “A demanda é muito grande, cada vez mais as pessoas estão procurando por essa planta, que é bonita, nativa e muito atrativa”, comenta.

Turossi começou a plantar a variedade há cinco anos, a fim de ter mais uma fonte de renda na propriedade. Iniciou com 30 pés, que foram trazidos da serra. “Eu trabalho com a diversificação da lavoura, então resolvi investir em flores para ajudar na renda no fim do mês. O copo de leite tem um ciclo rotativo, com validade de 24 horas no pé. Se passou um dia e não foi arrancado, já começa a estragar. Mas isso é difícil acontecer, a procura é diária”, relata Turossi.

As flores dos 10 mil pés são utilizadas, em sua maioria, na decoração de casamentos. O restante vai para festas de igreja, batizados ou é vendida para quem quer surpreender a pessoa amada. “Muita gente compra buquês para dar para a esposa, namorada. Eu vendo a dúzia por R$ 3, todo dia tem gente aqui comprando e levando para casa”, garante. A época da colheita, que varia entre os meses de maio e dezembro, é de movimento intenso na plantação. “Quem não gosta de ganhar uma flor bonita como essa? Eu tenho trabalho para cuidar da roça e da colheita, mas vale a pena ver tudo assim florido”, expõe.

A novidade no terreno de Turossi é o cultivo de copos de leite coloridos, nos tons de azul, vermelho, cinza, amarelo, roxo, lilás, verde, branco e mesclado. No total, são mil pés, climatizados por cinco anos na serra, através da Epagri. “Ao contrário do branco, os coloridos devem ser plantados na terra seca e pegar sombra em 40% do dia. Aqui na região, sou o único a plantar esse tipo de flor, e os resultados já aparecem, mesmo que esteja cedo e elas não floresceram ainda”, relata.

A expectativa é de que, com a chegada na Primavera, os botões comecem a desabrochar. “Demanda tem, só falta o produto. Pela quantidade de gente que vem atrás todos os dias, acredito que eu vendo tranquilamente 50 dúzias por semana. É uma inovação, algo diferente, todo mundo tem curiosidade de saber como a flor é, inclusive eu que ainda não conheço”, revela. Turossi diz que por enquanto somente três flores abriram, uma azul e duas vermelhas. “É uma cor linda, perfeita. A expectativa está muito grande para ver esses pés todos coloridos”, informa.

Quando a produção começar a brotar, a expectativa é de que a dúzia do copo de leite seja vendida a R$ 30. Turossi planeja continuar diversificando a produção e investindo nas flores, que é uma fonte de renda garantida. “Inovar é muito importante, tanto é que vêm pessoas de outros municípios para conhecer a plantação, esperando encontrar as flores coloridas. É a diversidade que deixa o ambiente bonito, diferente”, comenta.


Outros destaques da edição do Jornal da Manhã:

» SEGURANÇA: Audiência de frei acusado de pedofilia tem mais de sete horas de duração

» ESPORTES: Inspirado na batalha do turno, Tigre reencontra o Ipatinga