logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Coração lidera morte entre os homens

Compartilhar:

Doenças isquêmicas do coração, doenças cerebrovasculares e homicídios são as principais causas de mortalidade entre os homens brasileiros. Isto é o que mostrou um estudo do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira, dia 6.

Entre as mulheres em idade fértil do país, as neoplasias (grupo de patologias que reúne vários tipos de câncer) e doenças do aparelho circulatório são as principais responsáveis pela mortalidade, segundo a publicação "Saúde Brasil 2007". Os dados são do ano de 2005.

O estudo mostra que das 1,003 milhões de mortes ocorridas em 2005, 582,3 mil foram de pessoas do sexo masculino, o que representa 57,8% do total. As doenças isquêmicas do coração, grupo que inclui o infarto agudo do miocárdio mataram 49,1 mil. Do restante, 45,1 mil morreram em decorrência de doenças cerebrovasculares e 43,6 mil morreram por homicídios.


MORTE POR HOMICÍDIO É MAIOR ENTRE NEGROS

Responsáveis pela mortes de mulheres entre 10 e 49 anos no ano de 2000, as neoplasias passaram a representar 23% das mortes nesse grupo em 2005. Os diferentes tipos de câncer superaram as doenças do aparelho circulatório, que tiveram uma redução de 23,3% para 21,1% no período, passando a ocupar o segundo lugar no ranking de mortalidade feminina.

No terceiro lugar estão as causas externas, como agressões por armas de fogo, acidentes com veículos e atropelamentos. Entre as causas específicas de morte, o estudo do ministério mostra que doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), o infarto do miocárdio e a hemorragia intracerebral são as que mais matam mulheres em idade fértil, com uma taxa de 7,5 por 100 mil mulheres.

O estudo ainda mostra que pessoas de cor negra têm mais risco de morte por homicídio que as de cor branca. "Apenas no Paraná o risco é semelhante para brancos e pretos", diz o Ministério da Saúde em nota.