logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Defesa Civil alerta para risco de ventos fortes e temporal

Compartilhar:

Previsões divulgadas na quarta-feira, 10, pelo setor de Previsão de Tempo e Clima da Epagri/Ciram, alertam para o risco de chuva forte, temporal e granizo isolado nos próximos dias em todo Estado de Santa Catarina.

O alerta do Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) foi divulgado na na quarta-feira, 10, e segue até o domingo, 14. Há previsão de ventos fortes e muita chuva em várias regiões do Estado. A partir de hoje, sexta-feira, atividades náuticas devem ser evitadas na região Sul e no sábado em toda a costa catarinense, devido à agitação do mar.

No caso de granizo é recomendado permanecer em lugar coberto e seguro, não se abrigar debaixo de árvores, pois há riscos de quedas; evitar banheiros, pias, torneiras de água porque as tubulações de metal podem transmitir descargas elétricas; fechar janelas e portas; não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos; e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, que podem cair com os ventos fortes.

Em caso de tempestades é importante seguir algumas dicas, como evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica, não permanecer em áreas abertas como campos de futebol e estacionamentos e não ficar próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
A Defesa Civil do Estado conta com atendimento 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244 0600.