logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

EJA expõe releituras de Tarsila do Amaral

Compartilhar:

Com imagens desproporcionais aos padrões humanos e naturais, as obras de Tarsila do Amaral fazem parte da exposição da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes. Os trabalhos da artista brasileira passaram por releituras dos estudantes nas unidades do bairro Cristo Rei e também de Lombas Pedreira. Ao todo, a atividade coordenada pela professora de artes, Gabriela Cardoso Marques Biella, reúne 33 obras que seguem em exibição até o próximo dia 10 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h.

Conteúdo relacionado:
Multimídia » Conferir galeria de imagens!


“Quando se faz uma releitura de uma artista do porte de Tarsila, significa que já se conhece parte da história do país, e, principalmente o contexto social. Ela meche muito com a sociedade”, avalia a coordenara de museus em Içara e apoiadora das interpretações, Sanete Monteiro Dagostin.

Os trabalhos de Tarsila analisados e repintados em papel sulfite, todos com lápis coloridos, integram a Lua, Sonho, O Ovo, A negra, Mamoeiro, A floresta, Paisagem com touro, Vendedor de frutas, Sol poente, A família. Paulista, filha de fazendeiro, Tarsila passou a se dedicar às pinturas fora da sua terra natal, em 1904, em Barcelona, onde deu forma ao "Sagrado coração de Jesus". Na época, tinha 18 anos. Somente em 1922 esteve novamente no Brasil devido a Semana da Arte Moderna. A biografia completa pode ser acessada em www.tarsiladoamaral.com.br