logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 19/01/2011 | 19:31

Encontradas 30 larvas do Aedes Aegypti

Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com

Compartilhar:

Com a ocorrência de chuva, a possibilidade do Aedes Aegytpi se proliferar torna-se ainda maior. Basta que a água emposse em embalagens plásticas, pneus ou até mesmo em plantas para que fique montado o ambiente ideal ao depósito dos ovos. No Centro de Içara, pelo menos um local como este foi identificado. E, nele 30 larvas coletadas já foram confirmadas como agentes transmissores da Dengue.

Conteúdo relacionado:
24/11/2010 » Chuvas aumentam risco de dengue


"Fazemos um apelo aos cidadãos içarenses para que recebam os agentes nas casas. Deste modo, outros focos do mosquito não se formarão", destaca a coordenadora de Imunização Iane Savi Silveira. Dentre as visitas realizadas, novas amostras também foram coletadas devido à suspeita de novas larvas da espécie. O trabalho de fiscalização envolve um raio de 300m do foco inicial. Ao todo, são 34 quarteirões com 430 imóveis que deverão ser visitados a cada dois meses pelo próximo ano.

Além de terrenos e construções próximas no Centro de Içara, a Vigilância Epidemiológica monitora outros 81 pontos estratégicos. A fiscalização é intensificada em cemitérios, borracharias e locais considerados próprios à proliferação do mosquito. São 215 armadilhas espalhadas pela cidade para a detecção do mosquito.

SINTOMAS - Conforme caracterizado pelo Ministério da Saúde, no caso da Dengue Clássica, a doença é manifestada com febre alta, dor de cabeça, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, náuseas e vômitos, tontura e extremo cansaço. Já no caso da Dengue Hemorrágica, a diferença ocorre com o surgimento de dores abdominais fortes e contínuas após febres, pele pálida, fria e úmida, além de sangramentos pelo nariz e boca.