logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Entrega legal para adoção. É possível!

Compartilhar:

Em tempos de coronavírus constatou-se o aumento do abandono de bebês. Li várias notícias sobre isso, o desconhecimento dessas mulheres e o medo dos julgamentos faz com que na hora do desespero aconteçam abandonos. Esse tipo de notícia causa muita revolta em algumas pessoas. Infelizmente, a maioria desconhece a maneira correta da entrega legal de crianças para adoção, que é um direito dessas mulheres.

Há alguns dias li um post sobre isso. Seria uma campanha de entrega, porém essa tal campanha dizia para entregar o bebê para a pessoa com data do nascimento para poder registrar o bebê. Essa tal campanha não está de acordo com a lei. Quem pode analisar se uma criança pode ser registrada em nome de outra família, que não é da família biológica, é o juiz. E essas devem ser devidamente habilitadas à adoção na comarca onde residem.

No Brasil existem mais de 150 grupos de apoio à adoção filiados à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção. Os GAAS são formados na maioria por iniciativa de pais adotivos, que trabalham voluntariamente para divulgação da nova cultura da adoção: prevenir o abandono; preparar adotantes e acompanhar pais adotivos no pós-adoção; além de auxiliar na reintegração familiar; conscientizar sobre a legitimidade da família adotiva e principalmente auxiliar na busca ativa de famílias para adoção de crianças fora do perfil comumente desejado
pelos adotantes. (crianças de mais idade com necessidades especiais ou inter-raciais).

Esses grupos estão aptos a informar sobre adoção, entrega legal, busca ativa entre outros assuntos pertinentes à adoção. Nós, do Geaai Içara, trabalhamos na comarca de Içara há oito anos informando através de palestras, redes sociais, rádios e imprensa digital e jornais da região. Quando vi esse post equivocado orientei a pessoa que fez sobre como proceder sobre adoção legal até que o conteúdo foi excluído. Infelizmente circulam nas redes sociais essa postagem que não condiz com adoção legal. Nós do Geaai Içara apoiados pela ANGAAD e fizemos uma nova cartilha virtual com informações corretas.

Se por acaso você tiver acesso a um desses posts, oriente a procurar informações em um dos grupos de apoio. Nós do Geaai estamos à disposição no nosso Facebook para mais informações. Você pode ajudar a levar informações corretas sobre adoção legal e definitiva. Além da nova cartilha virtual temos vários vídeos com entrevistas, artigos e materiais. Adoção não é caridade e sim um ato de amor. Nossos filhos apenas chegam até nós de outra maneira. Lutamos por adoções legais e definitivas, lutamos para que as genitoras que desejarem entregar seus filhos para adoção sejam respeitadas em sua decisão. Sejam amparadas durante a gestação e no pós-parto.