logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Estudante içarense vira garota propaganda do MEC

Compartilhar:

O talento de uma içarense irá ganhar espaço na casa dos mais de 180 milhões de brasileiros. Joice Zilli da Silva, de 11 anos, recebeu um presente de aniversário especial. Apesar de trocar de idade na próxima quinta-feira, dia 20, a homenagem a estudante foi realizada no domingo e na segunda-feira, dias 9 e 10. Uma produtora de São Paulo fez imagens e gravou em áudio o artigo feito por Joice em 2006. O material resultará em um comercial para o Ministério da Educação (MEC), com a veiculação iniciada em maio.

A equipe de produção ficou uma semana em Içara para gravar as imagens que farão parte do comercial. O tema da campanha de televisão é a Olimpíada de Português. Em 1min, a içarense irá ler parte do texto Doce Içara com Sabor Amargo, retratando a degradação do meio ambiente na cidade. O comercial iniciará com um ator e encerrará com Joice lendo o artigo e convidando os estudantes brasileiros para participarem da Olimpíada deste ano. Para ilustrar o tema, foram registradas imagens de agricultores, apicultores e da estudante.

A escolha pela içarense ocorreu devido a Olímpiada de Português Escrevendo o Futuro, de 2006. Joice escreveu o texto em um trabalho idealizado pela professora Édna da Silva de Freitas. O prêmio da menina de Içara rendeu bons frutos tanto para ela, quando para a professora e a instituição de ensino. Na época, a Escola de Educação Básica Antônio Colonetti recebeu computadores e dinheiro. A professora foi contemplada com R$ 5 mil para serem gastos com cursos. Joice recebeu R$ 30 mil para financiar os estudos. “A faculdade dela já está garantida. Só falta escolher o curso. Ela fala muito em ser professora”, revela a mãe Andréia Zilli.
Além de Joice, outros estudantes também farão parte da campanha publicitária. Vencedores do Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro receberão a equipe de produção para gravarem imagens. Neste ano, a Olimpíada foi ampliada. Até o último ano, participavam alunos que cursavam até a sexta série. Em 2008, o MEC abriu oportunidade para todos os estudantes da rede pública. O prazo das inscrições vai até o dia 14 de abril. Os textos são divididos em três categorias, conforme a série dos estudantes: poesia, memórias e artigo de opinião. Todos terão como tema O lugar onde vivo.

A ficha de inscrição pode ser visualizada na página da Olimpíada (www.escrevendo.cempec.org.br). No mesmo site, está disponível o regulamento e textos.