logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Estudantes apresentam produções de curta-metragens e documentários

Compartilhar:

As ferramentas para a produção de vídeos estão cada vez mais disponíveis para os usuários de computador. Hoje em dia, para editar um vídeo não precisa nem instalar um programa. Sites como o YouTube (www.youtube.com) oferecem a ferramenta gratuitamente. Foi justamente com a intenção de integrar alunos e professores as novas tecnologias que Silvana Koch desenvolveu a Mostra de Cinema Salete Scotti dos Santos. Silvana é professora de Filosofia. Através deste trabalho, ela desenvolve o senso crítico e exemplifica a comunicação como uma forma de expressão.

Na terça-feira, dia 20, os atores, diretores e roteiristas juvenis acompanharão o seu trabalho na telinha. Os alunos se reunirão no auditório da Cooperaliança para um preview do que será o festival. “A exibição para toda a comunidade escolar e a entrega da premiação será realizada em dezembro”, revela Silvana.

Este é o segundo ano em que a Mostra é realizada na escola. A primeira foi em 2005. Na primeira edição foram apresentados somente filmes. Entre os vencedores estava o Palavras de Vidro, que recebeu o troféu por melhor filme, direção e roteiro. A eleição foi realizada pelos professores e coordenadores do Salete Scotti. Neste filme foram abordados os próprios professores e alunos da escola. No final uma mensagem explicava o que era deixar o Salete Scotti, já que o projeto é desenvolvido com as turmas de terceirões.

Se a mesma linha crítica se manter, um dos favoritos do festival é o 306 - O Reencontro. Nele, uma professora morre e deixa um grande tesouro enterrado no pátio da escola. Ao investigarem sobre o que está abaixo da terra os estudantes encontram fotos suas. A lição de moral é uma crítica ao individualismo que há em algumas turmas. “Resolvemos fazer este filme para, ao menos neste último mês de convívio, as pessoas da nossa sala possam perceber o quanto é importante o convívio com grupos diferentes”, revela um dos diretores, Douglas Vieira. “Realizamos todas as filmagens em duas semanas. Estou há cinco dias trabalhando na edição do curta-metragem”, completa. Segundo Vieira, o filme terá de 10 a 15 minutos. Mesmo sendo trabalhoso, ele revela que devido ás filmagens, teve bom momentos junto aos colegas.

Ao todo serão exibidos cinco filmes e 12 documentários.