logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Começa nesta sexta-feira, dia 29, e segue até domingo, dia 31, a Festa em Honra a Nossa Senhora dos Navegantes do Balneário Rincão. Com mais de 20 anos de tradição, a programação religiosa inicia com uma Missa da Saúde às 20h, celebrada pelo Padre Eloir. Depois, tem ainda bingo e a venda de espetinhos.

Conteúdo relacionado:
» Especial com matérias do Jornal Gazeta

No sábado, às 19h, está marcada uma procissão motorizada com a transladação da imagem de Nossa Senhora saindo da Igreja da Zona Sul com chegada da imagem na Igreja que leva o nome da padroeira, no Centro do Rincão. Após a celebração, um baile acontece também com músicas católicas. É o Bailando de Cristo.

No domingo, as celebrações iniciam às 10h com missa. E, a festa continua com o tradicional almoço de galinha com polenta. Os ingressos, de R$ 10, podem ser adquiridos no local. Já à tarde, a programação segue com domingueira para os casais da melhor idade. O encerramento da fica então para as 20h, com a benção das velas, em homenagem a santa, e a benção da garganta, em homenagem ao Dia de São Bráz.

Em relação a tradição, um dos organizadores, Manoel de Souza, se mostra preocupado. Segundo ele, a cultura parece estar perdendo valor. Tanto que neste ano, chegou a ser cogita a não realização das atividades. "O povo só quer praia, não liga mais para a religiosidade Não pensamos em retorno financeiro. Queremos apenas a participação da comunidade", afirma. "Não podemos deixar a tradição de lado, por isso, mantemos a festa mesmo com pouca participação da comunidade", ainda lamenta.

A empresária e também uma das organizadoras da festa, Salete da Rosa, participa da festa há quase 18 anos. De acordo com ela, do tempo em que era realizada na igreja velha, muita coisa mudou. "Antes, a comunidade, mesmo que menor do que hoje, era mais participativa. Hoje, está enfraquecendo", comenta. Seu Manoel ainda completa: "Logo a tradição deverá acabar, pois os jovens não participam das atividades da igreja. Pelo menos nós fizemos nossa parte, enquanto tivermos condições à tradição não vai ser deixada de lado".


Na edição 338 do Jornal Gazeta você também confere:

Jornal Gazeta

» GERAL: Procópio Lima vira rio

» GERAL: Vacinas contra Gripe A serão distribuídas em março