logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Internautas criam campanha estadual pela volta ao mIRC

Compartilhar:

A idéia de trazer de volta os internautas para o Internet Relay Chat (IRC) poderia ser simples se não existissem tantos meios de comunicação virtuais disponíveis. O desafio de fazer com que as pessoas voltem a utilizar o que já foi mania nacional, dessa vez, é liderado pelos operadores do Canal #Içara.

Para divulgar a estabilidade da rede de bate-papo e mostrar o quanto ela pode ser melhor que outros meios de comunicação, os canais do sul se uniram e formaram a Aliança Sul. Criada em 16 de junho, o movimento lançou a campanha Volte ao mIRC. Como material de promoção da campanha, fotologs, profiles de orkut e imagens de exibição do MSN estão sendo colocadas para demonstrar o apoio ao movimento. Entre os canais da Virtualife (www.virtualife.com.br), que já aderiram à Aliança, estão os de #Içara, #Criciuma, #Tuba, #Sidera, #Orleans, #Palhoça, e o #SC. “A Aliança Sul foi feita para que todos os usuários de canais da região sul possam se ajudar e de alguma forma contribuir para o crescimento da rede”, destaca o texto que compõe temporariamente o site da associação dos canais (www.aliancasul.cjb.net). Conforme Rodrigo Zanatta, um dos OPeradores do #Içara, “o IRC tira a pessoa daquela velha rotina de conversa de ‘oi?’, ‘tudo bom?’”. Para ele, a rede é melhor até que o MSN, porque as possibilidades de se fazer novas amizades são maiores. Ao contrário dos messengers, nas redes de IRC, o usuário escolhe canais no qual deseja entrar, e ali conhece outras pessoas. “É um mundo que vai muito além dos seus contatos”, destaca Zanatta.

Para poder utilizar o sistema de conversas on-line, com todas as ferramentas disponíveis nas redes, é necessário o download de um programa chamado mIRC. Em cima deste programa, novas funções e estilos também foram desenvolvidos. Estes são chamados de scripts. Entre os mais conhecidos está o Cyber, que pode ser baixado através do www.cyberscript.org.

No passado, as redes de IRC eram os principais meios de conversação pela internet. O motivo para a decadência que o tipo de bate-papo teve, foram brigas internas, na rede, e políticas mal aplicadas pelos administradores da extinta BrasIRC.net.