logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Livro reúne fotografias de casamentos

Compartilhar:

Após três anos de intensa pesquisa, o historiador Mário Belolli compôs um livro com cerca de 200 imagens de casamentos capturadas pelo fotógrafo Faustino Zappelini até 1960. O lançamento da publicação "Minhas núpcias – Integração com imagens do meu tempo" ocorreu na manhã de sábado, na Livraria Fátima. O evento foi prestigiado por amigos do autor. E marcou também o encerramento da Semana da Imprensa.

Belolli conta que a ideia de escrever o livro surgiu há sete anos, quando foi chamado para organizar as comemorações do centenário de criação da Paróquia São José de Criciúma. "À época selecionei um dos itens da Igreja Católica Apostólica Romana, que tem por tradição presidir o cerimonial dos nubentes. Poderia ser batizado, crisma ou outros costumes, mas percebi que a imagem do casamento era restrita à família e guardada a ‘sete chaves’ pelo casal", relata.

Depois de desenvolver este trabalho a pedido da igreja, ele iniciou as buscas de material para uma exposição pública e, a partir do interesse pelo assunto, surgiu a ideia de reunir o material em um livro. "Com a nova busca, passou a representar o centenário de nascimento do fotógrafo Faustino Zappelini, que transmitiu a sua arte de fotografar para três gerações", observa Belolli.

A publicação é dividida em duas partes. A primeira conta a história do fotógrafo, inclusive com a primeira fotografia tirada por ele. Já na segunda parte é reservada para fotografias de casamentos até o ano de 1960. "O casamento representa o início da formação de uma família. Às vezes, as fotos da cerimônia são guardadas somente entre a família. Tornando públicas as fotos, é possível fazer um resgate histórico da cidade, mostrando as pessoas que passaram por aqui", enaltece. A segunda edição do livro com imagens a partir de 1960 deve ser lançada em janeiro. A publicação já está em fase de conclusão.


Outros destaques da edição do Jornal da Manhã:

» POLÍTICA: POLÍTICA: Votação do Plano Diretor reinicia hoje

» VARIEDADES: Atrações culturais movimentam praça Nereu Ramos