Cotidiano | 17/07/2013 | 12:39
Meio Ambiente é debatido em conferência
Lucas Lemos com informações de Francis Leny, da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Içara já está preparada para a Conferência Regional do Meio Ambiente na quinta-feira, dia 19. A fase municipal do debate ocorreu nesta última terça-feira na Fundação do Meio Ambiente da cidade. A discussão gerou uma moção para apuração da falta de água nos poços artesianos de Santa Cruz e na recomendação para que o Legislativo exponha sobre os royalties do lixo já que a iniciativa é avaliada como subsídio para a coleta seletiva dos resíduos sólidos.
A Conferência Municipal teve como sugestões também a criação de programas de educação sobre a destinação correta do lixo, a inclusão da Educação Ambiental nas escolas e a desburocratização no acesso de financiamento bancário às cooperativas. Além disso, foi realizada uma palestra com a consultora em psicologia ambiental, Kelly Daiane Savariz. Ela falou sobre o desenvolvimento do Programa Conscientizar - Educação Ambiental e Qualidade de Vida - na rede pública municipal de Içara.
“As conferências municipais, como esta, aprovam diretrizes que serão apresentadas na fase regional e posteriormente estadual. Estas sugestões podem se transformar em lei que representarão o anseio da população”, enaltece o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “É uma troca de ideias e anseios”, destaca o vice Sandro Giassi Serafim.
Conforme o presidente da Fundai, Eduardo Rocha Souza, a dificuldade atual é montar um plano local baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos. "É muito caro, necessita de técnicos capacitados e gabaritados. Desde o começo do ano vimos discutindo e negociando com a universidade a sua elaboração e o parcelamento dos valores. O projeto é de que o estudo inicie neste segundo semestre”, conta. “Queremos o melhor plano, pois é dele que sairá a solução da destinação do lixo, para que daqui a 20 anos não seja dito que falhamos”, acentua.

.png)







.png)
.jpg)





.png)



























