logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Mosquito da dengue está próximo

Compartilhar:

Nove focos do mosquito da dengue foram encontrados em Criciúma de novembro para cá. Somente este ano, foram sete, todos na zona urbana do município, incluindo os bairros Morro Estevão, Comerciário, Próspera e Pinheirinho. A situação deixa a população em alerta, já que a doença traz risco à vida humana. “É um cenário que inspira cuidados. As pessoas devem ficar ligadas e tomar as precauções necessárias para que não haja proliferação do mosquito”, explica o biólogo da Regional de Saúde, Tiago Moretti.

De acordo com ele, a população deve se atentar aos cuidados básicos e não precisa entrar em pânico. “Nós temos o mosquito, mas não temos a circulação do vírus. A doença só existirá se o animal encontrar uma pessoa que esteja infectada pelo vírus, daí complica a situação”, explica, ao lembrar que todos os casos de doença registrados na região são importados, ou seja, de pessoas que foram infectadas em outros Estados do Brasil.

Esta é a época do ano mais propícia à proliferação do agente transmissor da dengue, por isso não se deve deixar acumular água. “Como está mais calor, o tempo de desenvolvimento entre o ovo e o mosquito adulto é menor. Além disso, há mais chuvas, o que aumenta a chance de acúmulo de água”, expõe. O ovo do mosquito resiste por até um ano, por isso a importância de cuidar. Entre as ações básicas de prevenção estão a verificação da caixa d’água e a limpeza de pneus, garrafas, lixo ou sucatas. “O importante é prevenir. A população não precisa entrar em pânico, mas deve estar em alerta para que o mosquito não se prolifere”, ressalta.

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira o requerimento de autoria do vereador Edson Aurélio (PSDB) que pede o envio de expediente à coordenadora do Programa de Combate a Dengue de Criciúma, da Secretaria do Sistema de Saúde, solicitando a presença na Casa Legislativa, dia 19 deste mês, para explanar acerca do planejamento de combate a dengue na cidade. “Os próprios profissionais estão preocupados com o foco, já que neste período a média prevista seria de três focos”, disse Aurélio.


Outros destaques da edição do Jornal da Manhã:

» SEGURANÇA: Jovem assume crime bárbaro, e frieza impressiona

» ECONOMIA: Ceramistas entram em greve nesta sexta-feira