logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

No Sul, inverno já começou há um mês

Compartilhar:

Pelo calendário oficial, o início do inverno ocorreu às 2h45 deste domingo, dia 21. E sem muita diferença dos últimos dias do outono. Os termômetros de Içara indicaram 10ºC durante a madrugada.

Acesse:
» Culpados também são vítimas, do frio
» FAI lança campanha beneficente
» Escolas arrecadarão agasalhos

Sobre a mudança da estação, o meteorologista do ClimaTerra, Ronaldo Coutinho de Prado, explica que o inverno iniciou no planalto de Santa Catarina há mais de um mês. Segundo ele, as temperaturas entraram em queda em maio e voltarão a subir somente em agosto. Já nas áreas mais baixas, o frio seguiu o padrão dos últimos anos, ocorrendo com apenas alguns dias de antecipação em relação a mudança oficiosa da estação. Mas isto pode mudar de um ano para outro. Em 2008, por exemplo, as características do inverno ocorreram de abril até outubro.

“O inverno é caracterizado por maior número de dias com frio de mediano a muito intenso, intercalados com dias agradáveis a quentes. Normalmente a cada 5/10 dias entra uma frente fria empurrada por massa de ar frio. Também são muito comuns os sistemas de baixa pressão (ciclones extra-tropicais), responsáveis por ventos fortes, tempo mais severo (ventania e temporais) e, ocasionalmente, neve nas áreas mais altas do estado, em especial a região de São Joaquim”, resume Ronaldo.


PREVISÃO PARA SANTA CATARINA

Conforme o instituto Somar de Meteorologia, o frio mais intenso iniciará somente a partir de terça-feira. Neste dia, uma massa de ar polar chegará da fronteira entre o Brasil e o Uruguai. E além de provocar a queda nas temperaturas, também poderá ocasionar temporais com forte chuva no Oeste de Santa Catarina. Para quarta e quinta-feira, a estimativa é que os municípios que ocupam as proximidades da serra em Santa Catarina tenham temperaturas de até 0ºC.