logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Paróquia acolhe Antônio Vander

Compartilhar:

Os fiéis da paróquia de São Donato, em Içara, terão um novo pároco a partir deste domingo. O padre Antônio Vander da Silva, que atuava na cidade de Sombrio, passa a comandar os trabalhos e a conduzir a evangelização do povo içarense. Com uma forma particular de pregar a Palavra de Deus, padre Antônio diz que sempre que um novo sacerdote chega à comunidade, um novo tempo se inicia.

“E este vai ser um tempo diferente. As coisas mudam, os anos passam, temos de lidar com métodos diversificados, com mais ardor, entusiasmo. O objetivo é buscar as pessoas para que elas façam parte da igreja, e não transformar a nossa paróquia em uma comunidade de renovação carismática. Vim para fazer a evangelização que a igreja pede, mas com muito amor, fé e ardor. Não gosto de ver as coisas paradas, eu trabalho no limite da velocidade”, enfatiza.

O padre vem em substituição a Antônio Mendes, que está indo para Prezalia da Cristalândia, no estado do Tocantins. O novo pároco diz que atuará em três frentes principais. A primeira é o fortalecimento do vínculo espiritual da comunidade içarense. A segunda, fortalecimento do vínculo pastoral e, em terceiro, do vínculo material. “Gosto muito de organização, ela é a mãe e mestra da caminhada. Vou andar junto das 18 comunidades que fazem parte da paróquia, acompanhando de perto os trabalhos, reformas e tomadas de decisão. O pai corrige o filho porque quer ver o bem dele, e aqui vamos trabalhar dessa forma também”, pontua.

Em Sombrio, o sacerdote estava à frente das atividades há dois anos. Tinha um projeto estruturado, e um alto investimento havia sido feito na comunidade paroquial. “A missa de despedida teve aproximadamente 1,8 mil pessoas. Olhar o povo e ver a confiança que eles depositam no padre é algo encantador e, o mesmo tempo, desafiador. É muito difícil deixar tudo para trás, e para nós, padres, esta situação é comum. Saímos com os livros e a roupa do corpo. Tudo fica, aquilo que fazíamos, o que estávamos construindo”, diz, desabafando que “não foi fácil deixar Sombrio. Além de atuar como pároco há dois anos, aquela é minha cidade natal, pela qual tenho muito apreço. Dói o coração, mas esta é a nossa missão, temos que seguir a caminhada”, completa.

Padre Antônio é natural de Sombrio e tem 33 anos. Cursou as faculdades de filosofia e teologia, com especialização em direito matrimonial canônico. Foi pároco por cinco anos em Lauro Müller e dois em Sombrio, tendo uma maneira diferente de evangelizar. “Neste domingo já vou anunciar as mudanças nos nossos trabalhos. Todas as quintas-feiras, a partir da quarta-feira santa, haverá, às 6h30min, a Missa pelas Almas, quando os fiéis poderão levar uma vela com o nome do ente querido. No mesmo dia, às 12h15min, há a celebração em honra a Santo Antonio, com bênção dos pães e dos namorados. Às 19h30min, Missa da Cura e da Libertação”, informa o padre.

Além disso, outras atividades estão sendo programadas para o decorrer do ano. Haverá o Cerco de Jericó, de 26 de maio a 2 de junho; em setembro, estudo bíblico de aprofundamento; show para a família com Jorge Trevisol em agosto; caravana eucarística, em setembro, entre outras atividades.


Outros destaques da edição do Jornal da Manhã:

» POLÍTICA: Pesquisa Mapa/JM aponta larga vantagem de Búrigo

» ECONOMIA: Procon atesta diferença de até 850% no valor de materiais escolares