Cotidiano | 27/05/2011 | 09:47
Prevenção iniciada na maternidade
Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Compartilhar:
Teste do pezinho e higienização oral fazem parte dos trabalhos preventivos aplicados na maternidade do Hospital São Donato. São alguns dos programas mais conhecidos dentro da instituição. Mas, não são os únicos. Nas quartas e sextas-feiras, por exemplo, as crianças recém nascidas são também foco da Apae de Içara. Elas passam por uma triagem preventiva. E, podem ganhar acompanhamento gratuito.
Conforme Gabriele Stefen Flores, assistente social da Apae, o serviço prestado na instituição hospitalar ocorre numa entrevista inicial com as mamães. Os questionamentos envolvem situações de risco, entre elas, o uso de cigarro durante a gestação. Cerca de 10% dos bebês passam então a ter um acompanhamento mais detalhado.
Na Apae, as crianças retornam entre o terceiro e o quinto mês para avaliações psicológicas, além de consultas com fonoaudiólogo e fisioterapeuta. "Não quer dizer que a criança chamada tenha problemas. É um trabalho preventivo", enfatiza Gabriele. A intenção é detectar distúrbios mentais, físicos ou motores e amenizar o impacto destes problemas nas pessoas desde o primeiro ano de vida.


.png)
.png)

.jpg)










.png)


.png)






















