Canal Içara

Canal Içara

18 de setembro de 2019 - 21:03
Cotidiano »
Reitores da Acafe aprovam transformação da entidade em sistema
08/12/2006 às 01:02 | Nadia Couto
A prioridade à cooperação, em detrimento da competição, com a implantação de projetos compartilhados. Este deve ser o novo perfil da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) a partir do Planejamento Estratégico aprovado hoje (7/12), no Hotel Castelmar, em encontro que reuniu reitores e pró-reitores das 16 instituições de ensino superior que compõem a entidade.

Foram definidas sete estratégias, divididas em 14 projetos, entre eles o programa de inclusão social, através da ocupação de vagas ociosas com preços reduzidos para alunos carentes ou via negociação com o governo estadual. Outro exemplo é o programa de EAD (Ensino a Distância) Integrado, com a oferta de quatro disciplinas a distância nos cursos de graduação (Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, Leitura e Produção de Textos e Informática Básica).

“Essa mudança vai fortalecer a imagem da entidade e das instituições. Se trabalharmos como um sistema, com respeito à questão geográfica, com certeza teremos uma imagem muito mais forte”, ressaltou o presidente da Acafe, Antônio Milioli Filho, reitor da Unesc.


Estratégias e projetos:

1 – Implantar o compartilhamento de ações do Sistema (nas áreas institucional, acadêmica, administrativa e social).

2 – Promover o desenvolvimento humano (com a implantação de um Centro de Desenvolvimento de Competências Universitárias, para a capacitação de gestores, docentes e técnico-administrativos).

3 – Oferecer ensino diferenciado (com programa de EAD integrado; compartilhamento de professores na graduação e pós-graduação; intercâmbio e mobilidade de alunos e convalidação de disciplinas afins).

4 – Transformar a Acafe em sistema, com um novo modelo de gestão.

5 – Desenvolver a extensão regionalizada, criando um banco de egressos e oportunidades.

6 – Realizar pesquisa focada no desenvolvimento regional, com a sistematização e implantação de trabalhos de pesquisa em rede e a realização de eventos científicos integrados.

7 – Implementar programas de inclusão social.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas