logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Reserva técnica enfrenta problemas

Compartilhar:

Nesta quinta-feira, deveria ser comemorado o Dia da Cultura. Mas, será que há o que festejar? Para a ex-coordenadora de Cultura em Içara, Silésia Pizzetti, não. E um dos principais motivos que ela revela são os problemas encontrados na reserva técnica do município, onde fica o acervo de materiais históricos da cidade. Os três medidores de temperatura e umidade, adquiridos através da Unibave, estão estragados. E isto já ocorre há oito meses.

Conteúdo relacionado:
Leitor-Repórter » Enviar ou conferir mais notícias enviadas por leitores


A informação de Silésia é confirmada pela atual coordenadora dos museus, Sanete Monteiro. E questionada sobre isso, ela explica que ainda busca soluções. Até agora, a assistência técnica autorizada mais próxima foi localizada em Florianópolis. Porém, as máquinas são sensíveis. E poderiam não resistir à viagem por utilizarem fios de cabelo para as medições.

Ainda de acordo com Sanete, o acervo está mantido com desumidificadores. Um deles na torre da Casa da Cultura. E outro, no Museu Arqueológico da Igrejinha, no Balneário Rincão. Mesmo assim, não possibilitam ambientes adequados para a preservação de fotos e documentos. A constatação tem como base uma avaliação realizada, no início de 2009, pelo coordenador do Núcleo de Estudos Museológicos da UFSC, Francisco do Vale Pereira, e da doutora em História Social, Rosana Andrade Dias do Nascimento.

Na opinião de Sanete, a melhor opção para a conservação da reserva técnica seria a criação de um espaço próprio para isso, num local mais novo. E aos prédios históricos ficaria a função apenas de expor o que é característico do local.

SERVIDORES – A manutenção do acervo içarense necessita de um funcionário efetivo na área de museologia. Assim, a troca de governos não interromperia os trabalhos de conservação permanente da reserva técnica. Um projeto para a contratação temporária deste profissional já foi enviado à prefeitura. A proposta inclui também a readequação de alguns espaços dentro dos quatro museus existentes em Içara, como a troca da fiação na Casa da Cultura.


- VISUALIZE NO MAPA OS MUSEUS EXISTENTES NO CENTRO DE IÇARA E NO RINCÃO (ampliar imagem)




RINCÃO – Um projeto para a revitalização do Balneário Rincão foi desenvolvido pelo curso de Arquitetura da Unesc. As propostas viraram três maquetes. Mas em nenhuma delas houve a preocupação com um roteiro cultural. Nem mesmo uma rota entre os museus e sítios arqueológicos, em Barra Velha, foi traçada.