Cotidiano | 15/01/2010 | 08:38
Roupas: Cada caso é um caso
João Paulo De Luca Jr (Jornal Agora) - redacao@jornalagoraonline.com.br
Compartilhar:
Ok, você já teve dúvidas sobre o que usar em determinada festa, evento ou reunião certo? Em sua cabeça volta e meia pinta aquela dúvida: “Se eu for muito simples, pode ser que fique deslocada, por que pode ser que todos estejam bem vestidos. Se eu for muito chique, também”. Não, a melhor alternativa não é alugar um DVD e ficar em casa. Basta prestar atenção no contexto da oportunidade.
Acesse:
» Especial com matérias do Jornal Agora
O principal é observar o convite. Se tiver a indicação, ótimo. Não haverá dúvidas. Se não indicar nada, é fácil estabelecer os critérios para saber como se vestir. O horário ou o motivo. São vários os fatores que determinam a roupa certa para a ocasião certa.
ESPORTE: É o mais simples e informal. Recomendado para utilização em festas na casa de praia dos amigos, inaugurações públicas (caso você não seja uma das pessoas envolvidas ou parente da pessoa que dá o nome à obra), passeios e/ou almoços com a família.
Para as mulheres: abuse de estampas em vestidos leves, em calças, capri, corsário ou comprida. Camisetas, tops e regatas são permitidas. Nos pés, sandálias (plataforma, rasteiras, saltos baixos), tênis, sapatilhas e sapatênis. Não use brilho! As bolsas devem ser grandes ou mochilas. Bijuterias ou jóias discretas.
Para os homens: calças jeans, de brim e de sarja com camisa pólo ou camisetas. A ocasião dispensa o uso de gravata e paletó. Blazer, só se estiver frio. Nos pés, tênis, mocassins e sapatênis.
PASSEIO: Um pouco mais formal. Recomendado para utilização em reuniões de trabalho ou entrevistas de emprego (esse último, na maior parte dos casos. Em outros, entretanto, talvez seja necessário um traje social). Reuniões de colegas (em que não há grande afinidade entre os presentes, como ex-colegas de escola, por exemplo) também enquadram-se nesses trajes. Grandes encontros familiares, como Natal e Dia das Mães aceitam esses trajes, desde que a família não seja próxima.
Para as mulheres: vestido de crepe, microfibra, terno ou tailleur com sapato baixo ou de salto fino. Use bolsas menores. Não carregue na maquiagem e não exagere no brilho dos acessórios.
Para os homens: na parte da manhã e a tarde é permitido o uso de calças esportivas com blazer, ternos claros com mocassins marrons ou preto. À noite dê preferência a terno cinza e azul, com mocassim social preto e gravata.
SOCIAL: É um traje com formalidade completa. Indicado para reuniões importantes (somente homens!) de negócios, festas de formatura, enterros e funerais (somente homens!), entrevistas na televisão (somente homens!) ou casamentos (exceto quando há recomendação de trajes black-tie). Em todos os casos em que a ocasião pede trajes sociais para homens mas não para as mulheres, elas deve utilizar trajes esporte-fino como terninhos ou tailleurs, utilizando apenas um pouco mais de maquiagem.
Para as mulheres: roupas com brilho; tecidos como a seda, xantungue, cetim. Pode usar decotes e fendas discretas. As bolsas devem ser pequenas. Use nos pés sapatos ou sandálias de saltos altos. Se quiser, use meia fina. Use bijuterias sofisticadas ou jóias .
Para os homens: terno de padrão único escuro, com camisa social e gravata. Sapato social.
BLACK-TIE: Voltado para noites verdadeiramente especiais, como noites de gala, casamentos e bodas, bailes de debutantes, eventos sociais importantíssimos que contam com a presença de pessoas ilustres, como embaixadores ou governadores. Não se preocupe. Geralmente, em festas desse tipo, a designação do traje estará presente no convite.
Para as mulheres: vestidos longos! Decotes, fendas, muito brilho. Tecidos como a seda, xantungue, tafetás. Use sandálias ou sapatos de salto alto, combinando com bolsas pequenas do tipo carteiras. Capriche na maquiagem e cuidado no penteado! Você não precisa necessariamente combinar tudo, a cor da maquiagem com a cor do vestido, sapato e bolsa. Use maquiagem neutra com um vestido estampado em um tecido de seda, sandália lisa e bolsa bordada.
Para os homens: uma regra única: smoking sempre com sapatos lisos e pretos de amarrar. Nunca opte por terno preto com gravatas pretas. Além de feio, você pode ser confundido com o garçom!
Na edição 160 do Jornal Agora você também confere:![]()
![]()

» ESPORTES: Arenas completas no Balneário Rincão
» REGIÃO: O mundo se despede de Zilda Arns, o "anjo das crianças"

.png)



.jpg)
.png)










.png)

























