Canal Içara

Canal Içara

28 de outubro de 2020 - 02:52
Cotidiano »
Tecendo Cidadania: Mulheres voluntárias trabalham pelo próximo
08/11/2006 às 10:36 | icara.sc.gov.br
Mais de sessenta mulheres do balneário Rincão realizam um trabalho voluntário de confecção, onde além de roupas, as mulheres tecem cidadania. O encontro acontece toda quarta-feira. Uma corta, outra costura, cada uma ajuda como pode e as famílias mais carentes são as beneficiadas. Este trabalho é realizado há cerca de dois anos, serve de exemplo na região e trouxe muitos pontos positivos para o crescimento pessoal das pessoas envolvidas.

De acordo com a presidente da instituição Hilga Manique Barreto, existe preferência para as famílias que trabalham. Com isto, ela conseguiu deixar no compromisso muitas donas de casa que antes do voluntariado, esperavam as doações em suas residências, e muitas vezes, não valorizavam o que recebiam. Atualmente tudo funciona como em uma empresa. Todas recebem tarefas. E ganham roupas e sapatos como forma de pagamento. Em média 120 famílias estão cadastradas. “Doamos o necessário para cada família. A mulher comprometida em ajudar, leva para o esposo e os filhos. E isto acontece uma vez por mês, para que nada seja desperdiçado”, explica Hilga.

A presidente da Associação Feminina de Assistência Social de Içara (AFASI) Mida Vianna considera o trabalho como um dos melhores projetos do município. “A dona Hilga iniciou uma atividade diferente e que deu certo. Muitas mulheres estão aprendendo a ter compromisso com horário, e a ajudar o próximo como a si mesmo”, destacou. Para Mida, muitas mulheres que participam da instituição formada pelas voluntárias estão aprendendo a ver a vida de outra maneira. “Participando mais é a palavra correta. Este ano elas marcharam e teve mulheres no grupo que nunca haviam participado de um desfile. São pequenas coisas que fazem a diferença”, explicou ela.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias