logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

“Tem gente que é craque em se destruir”

Compartilhar:

O primeiro passo foi a criação da Subsecretaria de Políticas sobre drogas. Em seguida ocorreu o incentivo à rede de comunidades terapêuticas. Aos professores também foi ofertado um curso de capacitação. Agora chegou a hora de lançar a campanha contra o crack. O início acontecerá em paralelo ao Fórum de Adolescentes nesta quinta-feira, dia 3.

Conteúdo relacionado:
Especiais » Acompanhe a campanha "Crack, não experimente"


"Tem gente que é craque em se destruir. Crack, não experimente". As frases estão em cartazes, folders e adesivos. "Que isto não entre somente na cabeça dos jovens. Temos que conscientizar a sociedade. Por isso existe um plano integrado", revela o subsecretário Eloir Borges. "É preciso trabalhar toda a comunidade, pois um usuário de crack cria codependentes", fundamenta.

Além de levar informações às escolas, a campanha também coletará dados sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas na cidade. Esta estatística será montada através das agentes comunitárias da Secretaria Municipal de Saúde. Através destes números novas ações poderão então ser articuladas. O combate às drogas será amparado, por exemplo, pela ocupação dos jovens em projetos esportivos.

“A escolha pelo crack ocorreu por ser uma droga destrutiva”, alerta Eloir. Mas outras drogas ainda mais poderosas também circulam por Içara. “Temos relato de pessoas que já usaram oxi [subproduto do crack] na cidade”, destaca a psicóloga da Subsecretaria, Luciana Cunha. “Estamos em uma região litorânea, com muitas festas... A presença de drogas sintéticas também é crescente”, completa.

Seja ecstasy, cigarro ou álcool. Na visão do subsecretário, qualquer item viciante pode servir de acesso a entorpecentes cada vez mais fortes. “Igual ao cigarro, acredito que teremos uma vigilância maior sobre o consumo de bebidas alcoólicas. Vivemos um período de apreciação ao prazer máximo. Esta é a imagem que passam as cervejarias nas propagandas”, projeta.

Além do potencial de marketing, o problema é também cultural. Em alguns casos o consumo da cerveja inicia dentro da própria casa. “Temos poucos dados sobre o uso de drogas por que os casos são escondidos pelas famílias. É a mistura de vergonha com medo de ter errado na educação”, constata Luciana. “Não estamos aqui para fazer denúncias à polícia. A proposta é discutir políticas sobre drogas”, pontua Eloir.


Motivos para não usar crack e derivados
O material da campanha apresenta uma série de efeitos sobre a droga. Além disso, lista também informações sobre o consumo em todo o mundo. Segundo uma das estatísticas, cerca de 20 mil brasileiros morrem a cada ano devido ao uso de entorpecentes e o envolvimento com o tráfico.

CRACK - O crack é uma pedra feita à base de cocaína, misturada com bicarbonato de sódio e água. É geralmente fumado com cachimbos improvsados, feitos de latas de alumínio e tuvos de PVC que permitem a aspiração da faumaça.

FOME e SONO - A pessoa viciada em crack passa a viver em função da droga. Não come, nem dorme. Fica desnutrida e emagrece rapidamente.

PULMÕES - A fumaça do crack facilita doenças como pneumonia e tuberculose. Também há evidências de que o crack causa outros problemas respiratórios, entre eles, tosse, falta de ar e dores fortes no peito.

CORAÇÃO - O coração bate mais rápido e a pressão arterial sobe. O viciado em crack pode morrer de infarto mais facilmente.

NERVOS - O crack provoca lesões no cérebro. E isto causa a perda de função de neurônios. A cosequência é a deficiência de memória e de concentração, oscilações de humor, baixo limite de frustrações e dificuldade de relacionamentos.

TRATAMENTO - O tratamento pode reverter parte dos sintomas. Mas em alguns casos os danos são irreversíveis. Doenças psiquiátricas podem se desenvolver.

MORTE - A morte pode ocorrer em decorrência de doenças cardiovasculares e também quando há o enfraquecimento do organismo. A causa mais comum é a exposição à violência e a situações de perigo por causa do envolvimento com traficantes.