logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Um sufoco por dia rumo às universidades

Compartilhar:

Todo início de ano, os estudantes universitários passam pelo mesmo aperto. Os estudantes entram na universidade decididos a ter um futuro melhor e sequer fazem o cadastramento para obtenção da carteirinha na Secretaria de Educação. Resultado: o número de estudantes no início de cada semestre é sempre superior ao contratado pela Secretaria de Educação.

Com o passar dos meses, entretanto, a situação tende a se regularizar, com a desistência de parte significativa dos alunos. Mas até lá, terão que suportar lotações até mesmo acima do número permitido. “Não dá nem para se mexer. Teve estudante já perdendo o ponto de descida por que não conseguiu chegar a tempo na porta”, explicou um dos estudantes consultados que faz o trajeto de Içara à Unesc.

De acordo com o chefe do transporte escolar da Secretaria de Educação, Sandro Francisco Motta, a Administração Municipal disponibiliza cinco ônibus para que os universitários de Içara cheguem em Criciúma, sendo que dois deles são contratados. Um outro ônibus é destinado aos universitários de Tubarão, uma van para Araranguá e um microônibus para transportar estudantes do Rio dos Anjos, Ponta do Mato, Terceira Linha e região para a Unisul de Içara.

“Investimos muito no transporte escolar. Temos hoje 515 estudantes cadastrados, mas sabemos que todo início de semestre muitos alunos utilizam o transporte gratuíto sem o cadastramento e, com isso, causam problemas de superlotação. Vamos intensificar a fiscalização nos ônibus da Prefeitura. Nos ônibus contratados, a responsabilidade pela fiscalização é da empresa", destaca Sandro. Ainda segundo ele, a frota municipal será ampliada ainda neste ano. A Prefeitura realizou um convênio com o Governo Federal no valor de R$ 533 mil (em 29 de dezembro de 2010), e a montadora tem 90 dias para entregar os veículos. “Um desses novos ônibus será destinado ao transporte de universitários, o que deve resolver os problemas”, continuou.

GASTOS - “Somente nos casos dos ônibus da própria Secretaria, são pelo menos R$ 800 por semana em combustíveis. São sete ônibus em circulação no período noturno e mais os veículso contratados”, afirma o chefe do transporte escolar da Secretaria de Educação, Sandro Francisco Motta. Dos mais de 6 mil alunos da rede pública municipal e estadual de Içara, pelo menos 5 mil utilizam o transporte escolar. Segundo dados da Secretaria de Educação, além dos ônibus e vans, ainda são distribuídos 2,5 mil passes mensais para estudantes. Para o transporte de crianças no período diurno, são colocados à disposição 47 ônibus.


Outros destaques da edição 218 do Jornal Agora:

» SEGURANÇA: Ônibus de estudantes sofre tentativa de assalto no Rincão
 
» ESPORTES: Sereia Beach define finalistas no sábado