logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Vencedora da Via Rápida será anunciada

Compartilhar:

O nome da empresa vencedora para a construção da SC-446, conhecida como Via Rápida, que liga Criciúma E Içara até a BR-101, será anunciado na próxima quarta-feira. O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), irá cumprir agenda no Sul do Estado, e entre as suas ações estão previstos investimentos para a saúde, cultura e segurança.

O presidente do Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra), Paulo Meller, adianta que, se tudo ocorrer dentro do previsto, a construção da Via Rápida inicia ainda neste ano. Porém, na quarta-feira, o governador simplesmente fará o anúncio do vencedor, após isso ainda é preciso respeitar um prazo legal, para daí, sim, assinar a ordem de serviço que possibilita o início das obras. “Na próxima quarta-feira, o governador em exercício irá explicar como tudo será executado, para não deixar nenhuma dúvida”, coloca Meller.

O sistema de licitação da Via Rápida foi feito pelo modelo internacional, e a entrega das propostas aconteceu no dia 15 de agosto. A rodovia está dividida em dois lotes. O primeiro possui uma extensão de 10,944 quilômetros e inicia na BR-101, no acesso Sul ao Balneário Rincão, vai até o bairro Jardim Maristela, em Criciúma, e o orçamento realizado pelo Deinfra é de R$ 89.291.915,20. Para esse lote apresentaram propostas: Construtora Triunfo, MAC Engenharia, Consórcio Construtor Equipav/Comsa, Construtora Sanches Tripolini e Ivaí Engenharia de Obras.

Os melhores preços foram apresentados por Equipav/Comsa e Ivaí. Já o Lote 2 é constituído pela parte mais urbana da obra. Serão dois acessos secundários, um deles ligando a Via Rápida com a avenida Gabriel Zanetti, e o outro terminando no trevo do bairro Nossa Senhora da Salete. Seis empresas fizeram propostas: MAC Engenharia, Setep Construções, Consórcio Construtor Equipav/Comsa, Construtora Sanches Tripolini, Confer Construtora Fernandes Ltda e Conterra Construtora e Terraplanagem Ltda. Neste caso, os melhores preços foram feitos pela Setep e Equipav/Comsa, que ainda fez a proposta de desconto de 22,34%, caso seja a vencedora do Lote 1. Após o início, a empresa vencedora tem 36 meses para a conclusão.

A Via Rápida é o tão esperado acesso direto de Criciúma à BR-101. A promessa é que, após concluída, a distância poderá ser percorrida em uma média de nove minutos. A rodovia terá essa função e ainda criará novos espaços, que poderão ser transformados em áreas industriais. A Via Rápida também cortará o município de Içara e aproximará os dois municípios da Zona Sul do Balneário Rincão.

Roteiro: O secretário Regional, Luiz Fernando Cardoso, está em fase de finalização do roteiro, que será realizado por Eduardo Moreira, mas adianta que serão anunciadas boas novas para a área da saúde, cultura e segurança. A expectativa é também por inaugurações. “O governador estará envolvido em várias situações, mas o roteiro ainda não foi finalizado. Podemos dizer que haverá um investimento forte na área da saúde, para a cultura devem ser anunciados recursos para o Festival de Corais”, relata o secretário.


Outros destaques da edição do Jornal da Manhã:

» SEGURANÇA: Forças de segurança são ameaçadas por bandidos

» ECONOMIA: Produtores de pêssego vivem tensão pelo clima