logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Vida nova para a região da Lagoa do Jacaré

Compartilhar:

O local já serviu como depósito de lixo e acúmulo de poluição. Já foi chamado de Arroio Rincão e hoje é conhecido como a Lagoa do Jacaré. Na próxima semana, a Prefeitura Municipal de Içara, em parceria com a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundai) e o Sistema Municipal de Água e Esgoto (Samae) inaugura a obra de recuperação da Lagoa do Jacaré, processo que já dura dois anos. A inauguração será na noite do dia 15

Antes do projeto de urbanização total da lagoa, em 2001 o empresário e hoje vice prefeito de Içara, Naelti Vianna assumiu a subprefeitura do Balneário Rincão e deu início à recuperação efetiva da Lagoa. Diversas residências foram retiradas das margens do local. Esgotos clandestinos, vegetação e lixos acumulados também foram rastreados e contidos. No mesmo ano, foi realizado o “Abraço na Lagoa”, movimento feito pelos alunos da Escola Melchiades Bonifácio Espíndola, do Balneário Rincão, como uma forma de pedir que os trabalhos não fossem parados.

Em 2005, um grande projeto de recuperação total foi instaurado e desde então serviços como a retirada da poluição da água, urbanização nos arredores da Lagoa, paisagismo e lazer começaram a ser feitos.

Hoje, o local se transformou em um ponto de referencia dentro do município. Pessoas de toda a parte da cidade realizam caminhadas e passeios. Se tornou também um ponto de encontro dos jovens, que ficam conversando às margens da Lagoa durante à noite, das crianças, que brincam nos parquinhos instalados no local, dos pescadores, que sempre estiveram presente, acompanhando a recuperação e de quem pratica esportes como caminhada, corrida, ciclismo.

Reinaldo Bernardo é morador do Balneário Rincão há nove anos. Ele acompanhou de perto o processo de recuperação do local e afirma que nunca viu a lagoa do jeito que ela está hoje. “A obra foi muito boa, acho que não tem coisa melhor que isso para os moradores. Valorizou bastante o nosso lugar, o movimento por aqui tem aumentado bastante também. Ficou lindo demais”, declara Bernardo.

O diretor de operações da Fundai, Vidal Santos, foi também o promotor do I Fórum de Preservação e Despoluição do Complexo Lagunar do Balneário Rincão, realizado em 1999. O evento teve como foco principal buscar alternativas para a revitalização da Lagoa do Jacaré. Desde então, Vidal se tornou um dos profissionais engajados na luta pela preservação do lugar. “Como parte da comunidade, a gente vê essa obra como a maior conquista. Como profissional, vemos que ainda há sim, a possibilidade de se confiar nos poderes públicos”, declarou.